Coluna Estância Velha

Acompanhe uma pequena retrospectiva de 2019

27/12/2019 - 09h27min

A lei de março deste ano, da proibição de fogos com estampido, da vereadora Márcia Ribeiro (PT), é uma daquelas muito mais de conscientização do que propriamente de penalidades para quem não respeita. Uma fiscalização rigorosa é praticamente impossível. Estamos falando do incômodo às crianças, idosos, pessoas com necessidades especiais, autistas e animais domésticos. Além claro, dos inúmeros acidentes causados pelos artefatos, inclusive mutilando pessoas.

RETROSPECTIVA 2019

A fraude na Saúde, com desvio de dinheiro público, foi um dos fatos mais negativos do ano em Estância Velha. A paralisação na realização de partos também atingiu a população de forma muito negativa. Muitos alagamentos, ruas esburacadas, paralisação da coleta do lixo, e enfermeiros do hospital, por salários atrasados. Paralisação dos motoristas do transporte escolar, pela falta de conservação da frota. A tentativa de empréstimo para asfalto, por parte do Executivo, barrado pelos vereadores. A comemoração dos 60 anos do município, marcou um ano de pouca sintonia entre Executivo e Legislativo, causando desconforto e muitas críticas ao longo do ano. A suposta “traição” do vice-prefeito Luciano Kroeff com a prefeita Ivete Grade, desestruturou a máquina administrativa, com várias demissões de cargos de confiança da prefeita. Algumas medidas de contenção de despesas foram adotadas tardiamente, deixando o Executivo com uma defasagem financeira alarmante, no final de 2019, inclusive tendo que adiar várias melhorias em andamento. Suspensão da eleição do Conselho Tutelar, o trágico assalto com homicídio de dois comerciantes muito queridos, o incêndio da Gráfica Estanciense, empresa familiar tradicional bem no centro de Estância Velha, também são fatos para lamentarmos. O descontentamento dos eleitores com os políticos, levou mais de 8 mil estancienses a terem seus títulos cancelados por falta do cadastramento biométrico.

MAIS DE 2019

A Secretaria do Meio Ambiente em parceria com a comunidade, realiza excelente trabalho com adoção e castração de animais. Desburocratização para abertura de empresas, diversifica economia do município. Destaque para os eventos que ficaram marcados em 2019, como o tradicional Kerb, Carnaval, Feira de Carros Antigos, e outros. Várias iniciativas de proteção da mulher, como a criação do Centro de Referência da Mulher. Construção da Praça e do Posto de Saúde do bairro Campo Grande, atividades do Natal com linda decoração de parceria público/privada e a apresentação de Thomas Machado. Partidos políticos se reestruturando de olho na eleição de 2020, com a realização de diversas pesquisas de intenção de votos, e tantos outros fatos marcantes do ano que acaba daqui a cinco dias.

VIRAR A PÁGINA

O certo é que o melhor é virar a página e torcer para que 2020 nos traga muitas coisas boas. Desejo um Feliz 2020 a todos.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário