Coluna Dois Irmãos

Alarme não deixa ninguém dormir em parte do Centro de Dois Irmãos

13/03/2019 - 11h00min

Atualizada em 13/03/2019 - 11h25min

Quase ninguém conseguiu dormir na noite de quinta para sexta da semana passada em uma parte do Centro e do Floresta. Um motivo foi um alarme (de casa, carro ou loja?) que disparou por volta das 9 da noite e só foi parar no outro dia de manhã nas imediações da Irineu ou 25 de Julho. Este alarme soou ininterruptamente a noite e a madrugada toda, incomodando, por certo, milhares de pessoas, visto que a região tem muitos edifícios.

CURIOSIDADE

Um vizinho perguntou, dias depois, a quem deveria reclamar, se aos bombeiros, a BM ou Prefeitura e se tinha lei para ‘isso’? Mas veio reclamar no jornal! Pergunte a qualquer guri que teve som no carro que ele saberá informar, afinal, não é o mesmo caso: perturbação do sossego?

Outro teve de ir a Unimed às 2 da madrugada e voltou às 5h, mas lá estava o alarme “a toda”. Então ligou para a BM e tomou uma surpresa: segundo a atendente do 190 ninguém ainda tinha ligado para reclamar!

Aí é de perder os butiás do bolso!

Vai entender: o pessoal prefere passar uma noite em claro com um alarme incomodando, sem reclamar para a polícia, mas se um vizinho fizer uma janta em sua casa e se a conversa for alta demais (mesmo que seja só uma vez por ano) a vizinhança já perturba a BM porque o dito vizinho está perturbando o sossego. Mas o alarme, engraçado, não incomoda ninguém!

Outro comentário, de um colega: “nos meus tempos, bastava erguer o “tampão traseiro” do carro e nem tinha ligado o som ainda e a viatura já estava estacionando do lado porque 10 moradores já tinham ligado pra BM”! Pois é…

METÁFORA

Isso é igual aquela outra história que ouvi. Se a mulher solteira (ou o rapaz) chega ao seu bairro com alguém no banco do caroneiro, à noite, várias janelas se abrem para ver quem a fulana (ou fulano) está “levando para a casa dela”. Porém, muitas vezes, arrombam casa e furtam de caminhão, mas, nenhum vizinho percebe e nem chama a BM.
Bueno, é apenas uma metáfora, são comentários que a gente sempre ouve e você certamente já ouviu algo parecido. Importante é que a maioria das pessoas se importa com a ordem pública e que em Dois Irmãos é cada vez menor a poluição sonora, pois a BM mantêm a ordem. Os casos acima certamente são isolados, a exceção da regra, felizmente! Vida que segue e “toca o barco”, como diria o Boechat!

RÁPIDAS

– Miguel e Roseli Engelmann estão no Festival da Cerveja Artesanal de Blumenau. Sucesso à Hunsrück e muitos prêmios!
– Desejamos pronta recuperação ao Augusto (da dupla Augusto & Rafael), que passou por uma cirurgia. Certamente em breve estará de volta aos palcos! Força!
– A família que perdeu tudo em um incêndio dias após o Natal está precisando de ajuda para reconstruir a casa. Aguarde notícia no Diário para saber como você pode colaborar! Lembre-se: é Quaresma!
– Finalizamos com a mensagem positiva do dia, com a frase do Benjamin Franklin, jornalista e um dos líderes da Revolução dos EUA: “Quando somos bons para os outros, somos ainda melhores para nós”.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário