Colunistas
Além dos prejuízos com a estiagem, agricultores precisam arcar com furtos nas propriedades
Furtos em propriedades
Não é exatamente uma novidade, mas infelizmente continuam os furtos às propriedades rurais. Há poucas semanas, batatas foram levadas de uma roça em Alto Padre Eterno. É triste! Além de todos os prejuízos com a estiagem e outros fatores, os agricultores ainda precisam se preocupar com isso.
O policiamento já foi intensificado. Mas sempre é valido reforçar que o alerta dos moradores deve estar “ligado” e, à cada suspeita, acionar os policiais. Infelizmente, algumas propriedades são mais retiradas e, o agricultor só vê quando já é tarde demais.
Sem caos
O município segue sem casos confirmados do novo coronavírus. Até segunda-feira, dia 1º, tinha-se 18 exames coletados, 15 descartados e 3 suspeitos. É importante destacar que, caso tenha algum sintoma gripal, não busque imediatamente o sistema de saúde. Faça contato com o pronto atendimento por telefone, para receber os devidos encaminhamentos.
Leilão
Nessa sexta-feira, dia 5, às 10h acontece o leilão no Pavilhão nos fundos da Prefeitura. Tem vários itens à disposição. São veículos a partir de R$ 3 mil, além de trator por R$ 18 mil e diversos implementos agrícolas. Você já pode fazer seu lance online pela NS Leilões. Visitas aos itens também podem ser feitas pelo 3567.1001
Água
Na semana passada, a vereadora Rúbia propôs que a taxa de água industrial seja adequada ao consumo do cliente. Isso, de acordo com ela, ajuda a instigar a economia, pois muitos pagam a taxa e não chegam perto de consumir a quantidade disponível.
Também há uma tratativa no Executivo de adequar a taxa de água para os consumidores comuns.
Essa é uma discussão extremamente importante e já deveria ter sido pauta há muito tempo. De um lado está a economia do cliente, que vai pagar menos. Do outro, está a economia no consumo, pois as pessoas passam a ser instigadas a consumir menos, a ter diferentes alternativas, como, por exemplo, instalar cisternas para captar água da chuva.
Desmembramentos
Atualmente, para fazer loteamentos ou desmembramentos, é obrigatória a destinação de 10% da área para a Prefeitura. Há duas semanas, o Executivo encaminhou um projeto à Câmara de Vereadores onde estabelece uma exceção para isso, prevendo que essa obrigatoriedade não se aplique a áreas com meio hectare ou cinco mil metros quadrados. O projeto ainda está em discussão na Câmara.
Na sexta-feira da semana passada, foi realizada uma reunião entre o Legislativo e Executivo para alinhar os detalhes, também sobre a questão de água, mas não houve a participação de todos os vereadores.
Feira do produtor
Todo sábado acontece a Feira do Produtor, no Centro. É um espaço que, a partir do momento que foi inaugurado no ano passado, só cresceu. A feira proporciona uma oportunidade a mais para os moradores e visitantes comprarem produtos locais, além de gerarem crescimento para os produtores, que tem na feira mais um local para ampliar seus negócios.