Coluna Estância Velha

Alunos, comércio, cidade. Quem se beneficia mais?

04/09/2018 - 11h00min

Atualizada em 04/09/2018 - 11h06min

Ontem assisti a reunião da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara de Vereadores. Entre diversos assuntos discutidos, um anteprojeto de autoria do vereador Diego Francisco (PSDB) me chamou a atenção. A ideia é que o município forneça uniformes para os estudantes da rede municipal, a iniciativa é de que alunos de baixa renda recebam as peças do município e, com isso, se padronize a vestimenta. Além disso, o projeto prevê que se beneficie o comércio e confecções locais. Os alunos da rede de ensino estanciense ficariam “reconhecíveis”, além de tudo. Essa ideia já foi adotada em alguns locais por onde passei na minha vida e deu certo. Falando em reconhecer os estudantes fora da escola, torna-se mais seguro até mesmo para os alunos. É uma ideia que deve ser observada, quem sabe adequada ou trabalhada, sim, pois nada é 100% perfeito, mas não deve ser descartada.

ENTULHOS, DE NOVO

O projeto do vereador Gringo foi aprovado na CCJ e vai à votação na plenária. A ideia é de que se cobre uma taxa para recolher os resíduos produzidos pela população. Já falei sobre o projeto aqui e, apesar de ter minhas ressalvas, ver a cidade mais limpa e mais agradável, não é algo ruim, em hipótese alguma. No entanto, não são as leis que precisam ser revistas ou mudadas, mas o pensamento coletivo. Vamos pagar essa taxa, sim, para que os entulhos sejam recolhidos, porém, a população precisa colocar na cabeça algumas coisas, entre elas o fato de que não é por haver o serviço que se deve produzir a torto e a direito esse entulho e, mais que isso, também não é por não haver hoje, que se deve jogar o entulho em qualquer canto. Mais do que um cronograma de recolhimento de entulhos, falta um pouco de conscientização.

ESTÂNCIA VELHA

Essa é a Semana de Estância. Sábado é dia de comemorar os 59 anos da cidade. Dia de lembrar que devemos fazer a cidade ser melhor e que, mais do que aqueles que governam, nós é que fazemos Estância crescer. Quando compramos a cidade, ou na cidade, quando elogiamos e fazemos acontecer coisas que, normalmente, esperamos pelos outros fazerem. A maior prova que temos, ano após ano, é que não adianta esperar. Determinadas coisas só vão acontecer quando o povo vai e faz com que aconteça. Estância completa 59 anos. Há quem viva aqui desde sempre, que tem na cidade mais do que sua morada, mas uma paixão. Vamos fazer Estância Velha crescer, afinal, nós só temos a ganhar com isso.

CHOVE CHUVA

Novamente um barranco foi abaixo devido à chuva do final de semana. No último final de semana de agosto uma casa teve que ser demolida depois de ter a estrutura comprometido com um desmoronamento. A ação rápida da Defesa Civil e o trabalho dos bombeiros impediram vítimas em todas as situações. É trabalho que precisa ser lembrado e elogiado, pois salva vidas auxilia quem precisa e garante a segurança. Normalmente não elogio demais nessa coluna, mas hoje tirei o dia para isso.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário