Coluna Nova Petrópolis

Arrecadação da Prefeitura de Nova Petrópolis crescerá 14% em 2019: crise?

04/12/2018 - 11h00min

Na noite de ontem começou a ser discutido na Câmara de Vereadores o Projeto de Lei que trata do Orçamento Municipal para o ano de 2019. A receita prevista, de R$ 78,7 milhões, representa um aumento de 14% na comparação com 2018. É uma tendência verificada também na esfera federal e mesmo no Estado, apesar de ele estar liquidamente quebrado. A economia formal atravessou a maior crise que se tem notícia, com uma quebra de quase 10% no PIB em poucos anos, e a arrecadação dos governos segue crescendo. Isto é um fenômeno!

EMPRÉSTIMO

No caso da Prefeitura de Nova Petrópolis, a projeção dos 14% leva em consideração a variação dos últimos anos, em especial este ano de 2018, e ainda a projeção de repasses destinados a obras – as quais todos esperamos – e uma operação de crédito (antecipação de receita) junto ao Banco do Brasil. A propósito desta operação de crédito, ela já consta em um dos artigos da Lei Orçamentária. Ou seja, ao aprovar o orçamento, os vereadores já estarão autorizando a operação de crédito.

AV. DAS ARAUCÁRIAS

Ontem comentamos sobre a situação de duas ruas do bairro Vale Verde (Araçás e Ipês), cuja situação gera protestos dos seus moradores e para a qual é aguardada uma solução o mais rápido possível. Hoje uma boa notícia para o bairro. Foi publicado na sexta-feira, dia 30 de novembro, o edital para pavimentar mais 114 metros da Av. das Araucárias. O recebimento das propostas será no dia 19 de dezembro. Conforme explicou o vereador Ceará há algumas semanas, a obra contará com recursos municipais, dos moradores e de uma emenda parlamentar. Mas, diferente do que foi publicado aqui na coluna, a emenda é do deputado federal, Heitor Schuch (PSB), apenas intermediada pelo deputado estadual, Elton Weber (PSB).

VALE DO CAÍ

Duas comunidades do Vale do Caí estão recebendo importantes obras de infraestrutura. Uma é a construção de uma área de estacionamento nos fundos da Escola Pedro Beck Filho, na Linha Temerária. Segundo a Prefeitura, foram investidos R$ 80 mil em material e mão de obra. A outra é a construção de um acesso pavimentado para a Sociedade Tirol. A obra contará com 85 metros cúbicos de pó de brita. Destaque também para a colaboração do presidente Walney Pellenz.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário