Coluna Nova Petrópolis

Atenção ao edital de concessão da ERS-235

28/10/2019 - 09h29min

Os vereadores Darlei Wolf, Kátia Zummach, Nei Schneider participaram na quinta-feira de uma audiência com importantes figuras do Estado e da EGR para tratar da futura concessão da ERS-235 à iniciativa privada, cujo contrato provavelmente será de 30 anos. Entre estas figuras, o secretário Governança e Gestão Estratégica, Claudio Gastal, o presidente da EGR, Urbano Schimtt. Além de apresentar demandas atuais, os três vereadores pediram que os anseios da comunidade local sejam ouvidos e levados em consideração na elaboração do edital.

A RESPOSTA

De acordo com mensagem que recebi de Kátia Zummach, os representantes do Estado disseram que diversos procedimentos serão feitos até a transferência do para a iniciativa privada e que isso deve ocorrer num prazo de, pelo menos, um ano e meio. Nesse tempo serão promovidas audiências públicas e feitos vários levantamentos para elaboração do edital e do contrato.

AUDIÊNCIAS PÚBLICAS

Cabe destacar desde já que estas audiências públicas e as decisões que delas decorrerem serão decisivas para a história de Nova Petrópolis. Um contrato mal feito poderia ter efeitos catastróficos para a cidade. E neste sentido vale destacar também o esforço feito desde já para mostrar à EGR e ao governo do Estado que Nova Petrópolis estará sim muito atenta aos termos deste edital.

18 MESES

Este prazo estimado de 18 meses para a concessão é condizente com o contrato de 24 meses assinado pela EGE com o Corpo de Bombeiros Voluntários de Nova Petrópolis. Falei deste contrato recentemente aqui na coluna. A propósito, é ótimo que a concessão seja bem planejada e para isso é necessário tempo. Não tão ótimo assim é o fato de que hoje a EGR já está usando a futura concessão como desculpa para deixar de fazer melhorias na ERS-235. Ninguém espera algo como uma duplicação nestes 18 meses. Mas obras mais simples, como a construção de acostamentos, podem sim ser feitas. O acostamento entre o Restaurante Deck e a nova rótula vinha sendo dado como certo. Agora a EGR diz que não vai mais dar tempo de fazer…

FALANDO EM TEMPO

Quando esteve na Câmara de Vereadores, Urbano Schmitt foi questionado sobre a sinalização precária na obra do bairro Pousada da Neve. Respondeu que a via já estava sendo liberada para o tráfego e que assim logo o problema desapareceria. Na ocasião ele inclusive disse que o segundo lado já estaria liberado não fosse a chuva daquela semana. Depois disso tivemos muitos dias de tempo bom e o segundo lado segue em obras. E o problema da sinalização persiste, assim como a boa sorte, a qual devemos atribuir o baixo número de acidentes no local. Outra afirmação do presidente que agora já se mostra questionável é sobre a recuperação dos acessos a Nove Colônias e ao Pedancino. Foi dito que, não fosse aquela mesma chuva, as obras já estariam iniciadas. Seguimos aguardando…

DUPLICAÇÃO

A duplicação dos trechos urbanos da ERS-235 será o tema da coluna de amanhã. Será que este investimento entrará no edital de concessão?

Copyright© 2020 - Grupo o Diário