Colunistas
Chegou a hora de cuidar da nossa saúde
Inicia hoje e segue até dia 18 o exame gratuito do PSA, o chamado exame de prevenção do câncer da próstata. Os homens acima de 45 anos ou que tiverem encaminhamento médico podem fazer o exame. A coleta é feita no Laboratório Alfa, ao lado do Sindicato dos Calçadistas. Os homens que desejam fazer o exame devem comparecer no Posto de Saúde do Centro ou ligar para 3285-1260 e agendar dia e horário da coleta.
IMPORTANTE
O Laboratório Alfa não fará a coleta de quem não tiver feito agendamento no Posto de Saúde. Nos dias 9 e 16 de junho o urologista Fábio André Roehe virá a Picada Café para, em consulta, analisar esses exames com os pacientes. E campanha é importante, assim como as campanhas de pré câncer para o público feminino.
PREVENÇÃO
Em se falar em saúde a prevenção é o melhor remédio. No que tange homens e mulheres estas campanhas como a da próstata e a do pré câncer vem ao encontro de toda a população. A gente sabe que muitos homens ainda relutam, não se cuidam e acham que doença é só com os outros. Isso é coisa do passado. É preciso prevenir e se diagnosticada alguma anormalidade, o tratamento em faze inicial tem 100% de chance de cura. Importante papel da família neste processo. Todo homem ou mulher que ainda carrega algum medo ou receio deve receber este estímulo ou incentivo dos familiares.
ESTIAGEM
Estamos vivenciando mais um período complicado de falta de chuva. O clima tem castigado os produtores agrícolas e o resultado disso, se não chover logo, veremos logo ali no custo dos alimentos. Ou seja, a falta de chuva castiga o produtor e ao mesmo tempo o consumidor. Cabe a nós torcer para que a chuva venha e minimize o problema.
FALTA DE FRIO
Outra coisa que a estiagem causa é a falta de frio. É notório, e não é de hoje, que o frio é importante no final do outono e início do inverno. Isso porque o consumidor costuma renovar o guarda roupa neste período, reforçando a chamada roupa pesada. Falei com alguns malheiros e estes não estavam nada otimistas. Justamente porque as vendas deveriam estar em alta, mas o calor tem afugentado os compradores. Nunca esquecendo que o setor emprega e muito, além de gerar renda aos municípios. O negócio é torcer por chuva que deve trazer um pouco de frio e aumentar as vendas no setor.
IRRESPONSABILIDADE
Recebi uma foto de leitor de mais uma irresponsabilidade na BR-116. Um veículo fez ultrapassagem em local proibido, numa curva, com baixa visibilidade, e ultrapassou dois caminhões de uma só vez. Isso mostra o porque dos dados alarmantes do trânsito toda vez que há um feriadão. A gente sabe que na rodovia a velocidade máxima em nossa região é 60 km/h e há a falta de local de ultrapassagem. Casos como este assusta qualquer cidadão. O veículo era potente, mas isso não lhe dá o direito de fazer loucuras e colocar em risco os usuários da BR-116.