Colunistas
CNH ainda tem que reduzir mais
A vitória de Bolsonaro nas eleições para a presidência da República começa a dar frutos para o bolso da população. Deixando de lado a sua personalidade, o pendor em dar declarações polêmicas, a intriga dos filhos que não param de atrapalhar o governo, Bolsonaro começa a mostrar serviço. Ele próprio baixou a bola e se deu conta que a eleição terminou dia 28 de outubro do ano passado. No dia 1o de janeiro ele assumiu a presidência do Brasil. Aos poucos foi tomando jeito e hoje o resultado do seu governo começa a fazer a diferença nos nossos bolsos, que é o que mais interessa. Não vou tocar no assunto das armas. Foi promessa de campanha e a população merece ter a possibilidade de se defender. Mas o resultado do fato de Bolsonaro dar a possibilidade de se armar para se defender da bandidagem já deu resultado. Todos os crimes, sem nenhuma exceção, diminuíram cerca de 30% no último ano. É uma diminuição muito grande em pouco tempo. É claro que não se deve apenas a Bolsonaro. Os crimes já vinham caindo com o maior endurecimento da lei principalmente no trânsito. A bandidagem se deu conta que agora não vai ter mais o nhém-nhém-nhém dos governos da esquerda, que mais protegiam os bandidos do que vê-los na cadeia. Agora é olho por olho dente por dente. Isso Bolsonaro sempre deixou claro, inclusive através do gesto que marcou a sua campanha como se estivesse empunhando uma arma. Muitos são contra, mas a verdade é que o crime diminuiu. Vale lembrar que só em dezembro do ano passado a polícia gaúcha matou 19 assaltantes de bancos escondidos no mato. Um deles aqui no interior de Nova Petrópolis.
BOLSO
Onde mais vamos sentir a mudança de governo vai ser mesmo nos nossos bolsos. Carteira de Motorista agora vai valer por 10 anos. Ainda acho pouco. Número de pontos na carteira deve aumentar de 20 para 40. Um sujeito que vai daqui para Picada Café, onde a velocidade máxima é de 60 e a mínima de 30, pode chegar lá com mais de 40 pontos na carteira sem ter ultrapassado velocidade máxima de 60 km/hora. É a face mais visível da indústria da multa que só enche os bolsos dos partidos políticos e seus asseclas de plantão, que estão lá na boca do caixa esperando o pagamento das multas para roubar. Quanto as multas por infração no trânsito como dirigir bêbado, ultrapassagem perigosa, estas aí tem que doer no bolso e cadeia para quem mata dirigindo bêbado.
PRAZO
Quanto ao prazo de validade da Carteira de Motorista, parabéns para o presidente. Não tem porque o prazo para a Carteira de Motorista ser de apenas 5 anos. Acho que 10 é pouco. Na década de 70, no governo Figueiredo, a validade foi estendida para 20 anos. Depois reduziram para 5 só para faturarem uma grana. De qualquer sorte, Bolsonaro conseguiu reduzir o preço absurdo de mais de R$ 2.000,00 para uma simples Carteira de Motorista em 25%. Agora é livre o quanto querem cobrar os CFCs. Haverá concorrência. Até agora o valor era tabelado. Não havia concorrência entre os diversos CFCs. Não podia ter absurdo maior. Só com o fim do simulador o preço baixou em 14% e o fim da concorrência reduzirá para 25% o preço de uma CNH. Ainda é muito e algo mais tem que ser feito.