Colunistas destaque
A hora é agora: a BR-116 precisa de uma mobilização para receber obras
*Coluna Começo de Conversa
*Por Mauri Marcelo Toni Dandel
BR-116
No “feriadão” – “sem muita coisa pra fazer” – estava conversando com alguns amigos, leitores, empresários e políticos sobre a BR-116. Já escrevi aqui no ano passado que temos que aproveitar enquanto temos o “trator do Bolsonaro” como ministro: o Tarcísio Gomes de Freitas. E temos um deputado daqui!
A HORA É AGORA
Tudo conversa de Whats, mas muito proveitosa. Um deputado comentou sobre encampar uma luta para duplicar até Dois Irmãos. Aí um empresário sugeriu, em vez da duplicação, construir terceiras pistas em vários trechos. Outro mencionou que Dois Irmãos e região não podem perder tráfego e progresso por conta da visão limitada de alguns de que a pista simples é melhor (ou mais charmosa). Aí uma (ex)prefeita disse: “eu ajudo, mas não posso aparecer”.
O Jorge, da Incopel, comentou algo que assino embaixo: “Eu acho que se alguma Prefeitura tem 15 km de BR deveriam receber uma verba federal para cuidar, pois é retorno a todos. Uma das maiores indústrias não poluentes do mundo é o turismo”. Já o deputado Marcel comentou que fez emenda para três rótulas aqui (frente ao Stoffel, no distrito industrial e na Colônia) além de dois refúgios centrais na malharia Daiane e no Travessão. Sabe o bom disso? É que se tivermos duplicação ou terceiras faixas, estas ‘obras do Marcel’ podem ser incorporadas.
OS BONS
Dezenas de políticos, vereadores, prefeitos e empresários defendem obras na BR. E nós estamos juntos nesta luta. Quem nos lê sabe disso, inclusive quando criticamos pedidos de viadutos e passarela de pedestres aqui. Lembra? Nestas conversas do ‘findi” alguém escreveu: “Dois Irmãos não pode virar uma Esteio”, disse um líder político pelo Whats. Não revelo o nome porque a frase é forte, mas ele está certíssimo.
Então, como dizia o Chapolin Colorado: “sigam-nos os bons”. Quem não estiver querendo apenas holofote, quem não quiser apenas ser padrinho de obra e não fazer nada, além de aparecer no jornal, enfim, todos que já lutaram, devem continuar lutando, cada qual com sua bandeira, para que a região seja beneficiada com uma rodovia moderna.
DAQUI
Citei apenas os nomes do Marcel e do Jorge, porque, em primeiro lugar, sei da luta dos dois sobre o assunto. E não é segredo para ninguém! O Marcel vem do tempo do “Não ao Polão”, não sei se vocês lembram. O Jorge, aliás, comentou que a Incopel foi fundada há 55 anos e um dos sócios era deputado estadual. Temos que lutar e a hora é agora!
CINZAS
Hoje é Quarta-Feira de Cinzas, quando começa a Quaresma. É a data onde católicos celebram o lançamento da Campanha da Fraternidade. O assunto deste ano mete o dedo na ferida, literalmente. Ficou curioso? Vá atrás de informações. Apenas citamos “Cristo é a nossa Paz: do que era dividido fez uma unidade (Efésios)”.
CURTAS
– Fiz um texto falando da Quarta Feira de Cinzas e os feriados. Sugiro a leitura. Se não foi publicado hoje, vai ser nos próximos dias. É o cúmulo o Brasil ter tanto feriado e hoje não ser feriado.
– A mensagem positiva do dia: “Quando as pessoas estão em crises elas são perigosas. Se estão com a barriga cheia e estão felizes não são perigosas”, de uma guia turística do filme A História de Deus.