Coluna Dois Irmãos
As caminhadas da moda, as Caminhadas Ecológicas e o saudosismo do Municipal de Futebol de Dois Irmãos
Começo de conversa
Dois Irmãos
Mauri Marcelo Toni Dandel
CAMINHADA
No sábado foi realizada a Caminhada do Aniversário de Dois Irmãos, que reuniu pessoas de várias cidades da região. Estas caminhadas estão na moda e muita gente nem espera estes eventos para fazer suas caminhadas pelo interior. Basta conversar com quem tem sitio ou mora no interior para ver que toda hora tem gente passando fazendo caminhada. É bem fácil de identificar: alguns com cajado, outros fazendo foto e selfie a torto e a direito…
PROVOCAÇÃO
Por falar em caminhada, no final dos anos 90 e início dos anos 2000 dois departamentos da Prefeitura organizavam as Caminhadas Ecológicas. Foram precursores, ninguém fazia estas caminhadas como agora! Acho que eram os setores da Ivana e do Girardi. Então, pois é…
Quero provocar o assunto e sugerir a volta desta atividade. Quantas crianças não tiveram contato com a natureza e não conheceram Dois Irmãos através daquelas caminhadas? Que época legal!
ECOLÓGICA
Aposto que muito adulto de hoje, que nasceu aqui ou mora há 30 anos, não conhece as belezas de Dois Irmãos. Aposto que não conhece as escadarias da cascata São Miguel, o Lago Wittmann nos fundos da propriedade da Casa da Vovó, a cascatinha do Parque Romeo Wolf e nem aquela outra nos fundos da Otto Engelmann, nem a represa da sede campestre da Atiradores…
00BAÚ DO FUTEBOL
– Hoje temos mais uma contribuição para o Baú do Futebol. O 7 de Setembro, que recentemente comemorou aniversário, foi campeão em 1998. Era um timaço: Adelmo, Pitter, Kroetz, Bira, Cleomar, Dino e Everaldo; Maiquel, Pablo (emn memória), Darlei e Teilor.
– A dobradinha de vereador, Kroetz e Darlei, aliás, foi bicampeã municipal também em 1999, pelo Brascol. Que máquina, aliás, era aquele Brascol!
– Em 1998, segundo o Kroetz, ele e Darlei marcaram 7 gols cada um.
– Sentiu saudades do Municipal de Futebol? Relembrar é viver…
– Em 1998 foi um quadrangular final: o 7 goleou o São João por 4 a 1 e o Unidos da Vila por 3 a 1, depois venceu o Guarani por 2 a 0.
– Em 1999, a final foi contra o São João em dois jogos: O Brascol goleou por 4 a 0 e depois venceu de 1 a 0.
– Cinco jogadores foram bicampeões em 98 e 99: Kroetz, Darlei, Everaldo, Capelette e Pablo (em memória).
– No ano anterior, em 1997 o Unidos da Vila foi campeão.
– A partir da parada do ano 2000, tivemos supremacia de outros clubes, fazendo as finais: Hooligans, União, Unidos da Vila, Balança e Campinas.
– Quem mais sagrou-se campeão nos bons tempos do Municipal?
– Mudando de assunto e finalizando: “A vida deveria ter estacionamento rotativo para evitar que as pessoas ficassem estacionadas muito tempo no mesmo lugar”, de autor desconhecido. Esta é nossa mensagem positiva do dia para (re)começar a semana. Ótima segunda!