Coluna Dois Irmãos

Caderno de 62 anos de Dois Irmãos e cinco fatos da história que duvido você lembrar

09/09/2021 - 08h00min

Começo de conversa
Dois Irmãos

Mauri Marcelo Toni Dandel

62 ANOS
Amanhã é o segundo feriado do mês em Dois Irmãos. Teremos quatro.
Nesta sexta é dia 10, aniversário de emancipação. Estamos trazendo um caderno com muitas histórias legais. Você vai gostar!

PÍLULAS
Por falar em história, vamos dar uma breve lembrada de algumas coisas de Dois Irmãos. Faça um exercício de memória, veja se você lembra:
– Onde você come sushi hoje tinha uma ferraria que colocava ferradura em mulas e cavalos.
– Na antiga Twin´s era a Padaria Stoffel com aquele balcão de vidro que dava de tomar café escorado em volta, no cadeirão.
– Havia um cemitério ao lado da Antiga Matriz, você sabia? Pois é, hoje tem uma casa.
– As sessões da Câmara eram aqui no ‘complexo’ dos bombeiros, em um daqueles três prédios ao lado da feira do produtor, onde hoje é a biblioteca e os bombeiros. Depois as sessões foram para o 2º piso do Santa.
– Você sabia que na esquina do hospital, onde hoje está o hotel, havia a sub-prefeitura? Era uma construção igual à que foi reproduzida no Parque Romeo Wolf. E olha que legal: em cima os políticos e no porão ficavam os presos da sub-delegacia, sabia disso?
– Por falar em caderno da história, de antemão nossos agradecimentos a todos que colaboraram!

CAVALGADA
Lá em abril ou maio fizemos o seguinte comentário aqui na Começo. Parecia que setembro estava tão longe, tão longe… Mas setembro chegou. O comentário foi: “Não queria estar na pele do Amarelo. Pelo segundo ano consecutivo ele não vai poder participar da cavalgada que busca a chama crioula lá no interior do Estado. Está na hora deste “coronga” ir embora para o tradicionalismo poder a cumprir seu papel. É Canguçu ou Piratini a próxima edição da cavalgada? Já pensou vir de lá a cavalo?”
Este foi o comentário e a Semana Farroupilha está aí. E o Amarelo pôde tirar a ferrugem do seu cavalo, indo na cavalgada buscar a chama. Coube a ele acender a chama crioula no Cristo Protetor de Encantando, ladeado pelo Grizotti.

ANTES, ANTES
Estamos falando em Semana Farroupilha, mas antes tivemos a Semana da Pátria e a Semana do Município, que encerra amanhã.
E depois vem a Semana do Kerb!
Bons tempos em que não se trabalhava em setembro, de tanto feriado e tanta festa que tinha. Até quem é contra feriado, aposto que jamais reclamou de setembro em Dois Irmãos.

PICANTES
– No mês passado, 170 pessoas marcaram consultas no postinho do Centro e não apareceram. 170 pessoas que ocuparam a vaga de quem precisava e não valorizaram porque era gratuito!
– Dias atrás falei do Teewald e veio um leitor novo perguntando ao que a gente se referia.
– Explica-se: para os leitores novos da Começo que não sabem o que significa Teewald, a gente explica que é a forma carinhosa que nós chamamos Santa Maria do Herval, ‘o’ Herval, que se emancipou de Dois Irmãos em 1988.
– Ah, o Morro era o Reutersberg!
– Ocorre que temos muitos leitores novos, pessoal que se aposentou e veio morar nos edifícios.
– Para refletir: “Todo mundo tem um palpite, todo mundo diz o que acha, mas ninguém tem certeza”, do Cortella.
– Para finalizar, a mensagem positiva do dia: “Tente respeitar, sempre, uma pessoa de resultado”. O ‘achismo’ não leva a nada…

Copyright© 2020 - Grupo o Diário