Coluna Dois Irmãos

Começo de Conversa: A relação entre o público nas sessões da Câmara com a população de Dois Irmãos

04/05/2021 - 07h48min

Por Mauri Marcelo Toni Dandel

NOTÍCIA SÉRIA

A Câmara noticiou que as sessões voltaram a ser abertas ao público. A partir de maio, o plenário pode receber até 20% da capacidade máxima, ou seja, 30 pessoas.

PIADA

O leitor Roque Mombach, conhecido como Tigrão, mandou esta logo cedo: ““Bom dia, tive que rir hoje de manhã quanto eu vi no Diário que as sessões da Câmara de Vereadores seriam abertas ao público e que podia ter no máximo 30 pessoas. Normalmente só vão umas três ou quatro pessoas. Tinha noites que tinha só duas pessoas assistindo, contando comigo ainda”.

PARECE PIADA

Esta história da sessão parece aquela piada que contam de um município pequeno aqui do Estado, onde o prefeito fez uma lei e encheu a cidade de cartaz: “Devido à Covid, só pode entrar 4 pessoas por vez nas lojas”. Aí o cara que conta a piada diz assim: “o povo ficou doido de brabo com esta lei…” Então, você pergunta: “mas ficou louco por quê? Deu muita fila?” E o piadista responde: “Não, é que o primeiro morador chegou às 9h da manhã e não pôde entrar, teve que ficar até 3h da tarde pra chegar os outros três para poder entrar na loja”.

VAMOS FALAR SÉRIO

Ninguém aqui está caçoando de nada. A percepção do Tigrão é bem importante, sabe por quê? Trouxemos o assunto pelo seguinte: é uma vergonha o que o Tigrão disse! Como é que em um município de 34 mil habitantes só vão três ou quatro pessoas assistir a sessão? Depois querem reclamar! O próprio Roque, que é o “homem da pesquisa política com bananeira” escreveu: “Isso é uma vergonha, o povo só sabe reclamar e criticar, participar que é bom, ninguém participa”. Exatamente!

BBB

Não é questão de gostar ou não da política, é questão de torcer pelo futuro da nossa cidade. Como é que um vereador, novato ou não, vai saber se está trabalhando certo, se está agradando o povo, se ninguém vai lá ver?
É claro que a sessão não é tudo, uma sessão é apenas 30% ou 40% do trabalho de um vereador, mas é importante estar lá.
Em vez do povo ir lá, dar força, prestigiar o trabalho dos novos vereadores (e antigos) fica em casa vendo BBB. Cada um faz o que quer da sua vida, ninguém tem nada a ver com isso. Mas é o seguinte…
Quem faz isso depois não pode reclamar. O Tigrão pode, porque vai a todas as sessões, desde o meu tempo, há uns 10 anos! Na época, as sessões eram ali na Praça do Fórum, e só dava o Tigrão, o Pitter, eu, a Maria Trindade, o Rudi (falecido marido da falecida Dulce), o Schnaidão do São João, o Goetz e mais um e outro amigo. Afora uns que vinham lá só pra comer bolacha que o então vereador Padeiro levava!

MAIS DE 40 MIL

– Se 1% da população de Dois Irmãos fosse à sessão seriam 340 pessoas. Mas não vão nem 340, nem 34, vão 3! Ou seja, dá 0,1% do povo! É mole?
– E quer saber de mais uma? Dois Irmãos pode estar beirando os 40 mil habitantes. Olha que o recenseamento vai trazer surpresa…
– Vai deixar passar em branco a data de quem te pôs no mundo? Faça um anúncio das suas promoções ou deixe sua mensagem às mamães. Temos valores acima de R$ 200.
– A mensagem positiva do dia: “É impossível para um homem aprender aquilo que ele acha que já sabe”, Epíteto. Que soco no estômago! Pegou a lição?

Copyright© 2020 - Grupo o Diário