Conecte-se conosco

Coluna Dois Irmãos

Começo de Conversa: atenção ao auxílio-aluguel a partir do dia 5 de abril e reclamações da Corsan

25/03/2021 - 08h13min

Por Cleiton Zimer

Auxílio aluguel

A partir do dia 5 de abril as empresas podem se inscrever para receber auxílio aluguel aqui em Dois Irmãos. Segundo o prefeito Jerri, esse é um dos benefícios de um pacote de incentivos que deve ser oferecido aos empreendedores para aliviar os impactos econômicos e evitar onda de desemprego.

Corsan

Ontem, ao questionar sobre um problema de abastecimento que ocorre frequentemente no Centro de Herval, o gerente da Corsan, Oneide Castro, criticou a reportagem feita pelos colegas na terça-feira, sobre a privatização da empresa. Não ficou feliz com o ponderamento de que “A Corsan tem histórico de problemas na Encosta da Serra”.

Eu nem tinha lido a reportagem feita pelos meus colegas e, quando fui vê-la, notei que apenas foi feito um resgate histórico de alguns dos problemas já pontuados pelos moradores e, não, pelo jornal.

Felizmente o povo relata o que ocorre nas suas localidades e, o jornal, consegue documentar isso para que não seja esquecido em nenhuma instância. A pontuação, portanto, não deve ser quanto ao jornal noticiar o fato e, sim, o porquê das constantes reclamações dos moradores. Isso é sinal de que não está bom.

Falando nisso

Temos exemplos aqui da região onde o abastecimento de água não deixa a desejar. Nas localidades do interior do Teewald, por exemplo, a distribuição é feita pela Prefeitura e, salvo algum e outro problema pontual que pode ocorrer, nunca há reclamações. Se algo está errado é prontamente resolvido e é feito de tudo para que a situação não volte a ocorrer e se alastre. É um verdadeiro exemplo de sistema a ser copiado até mesmo pela Corsan. Fica a dica.

Já em Morro Reuter, nas localidades de São José do Herval, Walachai e Vila Dieter, se não me engano também na Linha Cristo Rei, a distribuição é feita através de uma associação dos próprios moradores e é um exemplo, digna de elogios por parte dos que dela usufruem.

Vacinação para os policiais

Em que patamar está a previsão de vacinação dos agentes de segurança pública? É inadmissível que eles, que precisam sair e lidar com toda e qualquer tipo de situação, com todo tipo de pessoa, se expondo para inibir aglomerações e por aí vai, ainda não tenham sido vacinados. Estão se expondo a si, suas famílias e não tem escolha. Não podem ficar em casa. É realmente triste ver a prioridade que é dada à segurança da sociedade, se nem mesmo o mínimo de condição é dada aos policiais nessa situação. Para a piada ficar pronta, vão ser capazes de, realmente, vacinar os detentos antes.

Ponto de reflexão

Há alguns dias o Mauri questionou na coluna dele sobre a quem está sendo confiada a educação dos nossos jovens e adolescentes nesse período onde tudo é a distância. Gostaria de provocar esse pensamento, também, mas por outro viés, pois é muito raro ver alguma criança hoje em dia lendo um livro. Assisti uma série e, nela, foi dito que “uma sociedade que não imagina é uma sociedade morta”. Que imaginação temos sem leitura, onde tudo está sendo entregue, ali, pronto?

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.