Coluna Dois Irmãos
Começo de Conversa: governador do RS e prefeito de Curitiba nunca passaram fome pelo jeito
Por Mauri Marcelo Toni Dandel
VERGONHA
Confesso que estou cansando de reclamar de decreto de governador e destas coisas absurdas que inventam para nos sacanear. O vírus existe, temos que nos cuidar dobrado, mas uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa. E tem coisa (desculpe repetir) que passou dos limites. Então, hoje vamos contar piada aqui na coluna e não reclamar de ninguém, o que acha?
PIADA NÃO!
É de rir pra não chorar, mas recebemos uma piada que tem tudo a ver com nossa realidade. A piada é ruim, mas fala de um prefeito que vivia viajando, até que a imprensa e o povo trancaram o pé. O homem, não sabendo que desculpa inventar, justificou que tinha ido a São Paulo copiar uma medida contra a Covid. Trouxe de lá a ideia revolucionária do rodízio de carros, mas queria implantar o rodízio de pessoas. Em SP, o controle é pelo final da placa, e nesta cidadezinha o prefeito faria o rodízio assim: Quem calça número ímpar, tipo 37, 39, 41 só poderia sair de casa em terça, quinta e sábado. E quem calça número par, só pode sair de casa em segundas, quartas e sextas. Boa esta piada?
– Pois é, é uma piada. Bem sem graça, mas seria o cúmulo um negócio deste não acha!?
– Mas e se eu te contar que tem prefeito e governador que são piores que este prefeitinho aí? Quer ver?
NÃO É PIADA
– Parece estranho a piadinha aí de cima, mas tem dois casos que são piores.
– Não deveria, mas vou repetir o que já expus na coluna de ontem, do nosso Governo do Estado acusado de pegar a grana da Covid e pagar funcionário público e depois reclamar que não tem dinheiro para novos leitos de UTI.
– Mas agora, do nada, tem dinheiro para dar às Prefeituras para colocar mais fiscais na rua. Estamos na China e eu não estou sabendo? Estamos no comunismo da Rússia?
OUTRA BARBARIDADE
– Querem outro exemplo? O prefeito de Curitiba, Greca, do DEM (mesmo partido do Rodrigo Maia, “aquele” que já foi tarde), proibiu doação de comida para pessoas de rua. Diz ele que dá muita confusão. Quem quiser doar, tem que ir na Prefeitura se cadastrar.
Pouca vergonha! O povo precisando de ajuda, mas se você ajudar, com um prato de comida, vai ser multado.
– Sinceramente, entre Leite e Greca, prefiro o prefeito do rodízio de sapato!
– Aliás, ambos são parecidos, mas deixa para lá.
– Com todo respeito, se existe uma coisa que não faço é bulling.
– E não vou falar mal dos gordinhos, como o Greca. Não faço bulling, até porque, não sei você, mas eu também estou acima do peso. Mas, com todo respeito a todos, olhe a foto do Greca, da aparência dele e vai entender o porque desta lei: certamente ele nunca passou fome na vida.
– Imagina se a Neusa Hansen, o Miguel, a cervejaria, a Assistência, a Carla da Banca e todo mundo que fez e faz campanha por alimentos aos carentes. Você, eu e todo mundo que ajuda de vez em quando, seríamos todos presos! Será que a gente não seria preso por vender rifa para os bebês com AME e câncer?
– Enfim, a mensagem positiva do dia, de Sir James Barrie: “A vida é uma longa lição de humildade”.