Coluna Dois Irmãos

Começo de Conversa: o perfil de cada vereador e a resposta do prefeito Jerri sobre as dificuldades do cargo

24/05/2021 - 08h50min

Por Mauri Marcelo Toni Dandel

DIFERENÇA

O prefeito Jerri deu uma resposta curiosa na quinta-feira quando conversamos no seu Gabinete. Quando fiz aquela pergunta básica de como estavam as coisas, se tinha muito abacaxi, ele respondeu que quase não sentiu a diferença (ainda) entre ser vice e ser prefeito. Faz sentido! Amanhã falamos mais!

PERFIL

Por falar em política, quero registrar aqui uma reflexão. Vamos ver por quanto tempo isso continuará assim! Hoje podemos dizer que Dois Irmãos está bem representado de vereadores. Não está em questão os nomes ou se estão fazendo um bom trabalho.
Escrevo que estamos bem servidos na Câmara pelo seguinte: pelo perfil de cada um e do quanto cada ideia nova pode arejar a nossa política. Acompanho as sessões desde 1999 e houve mandatos bem plurais, onde quase todos os bairros maiores e quase todas as profissões foram representadas lá. Mas houve mandatos em que 50% dos vereadores tinham a mesma profissão e outro em que 60% eram da mesma região da cidade, deixando o outro lado da cidade “descoberta”.
Então, hoje, quando falo isso é porque temos pluralidade em profissões e bairros de atuação e moradia dos edis. Inclusive, temos pluralidade de projetos e ideias. Quer ver?

ATACADO E VAREJO

Hoje temos o “vereador do atacado”, que é o cara que defende mudança no estacionamento e no Kerb, outro que defende nova ponte no Vila Rosa, propõe debate de aluguéis, das vagas para tratamento de câncer e por aí vai. E temos o “vereador do varejo”, aquele que pede quebra-molas e pedidos miúdos. Esta pluralidade é boa para todos!

POPULISTAS

Outra característica de hoje é que (a maioria) os vereadores não são populistas, populares, aqueles das rifas, festas, assistencialismo e tal. Temos um e outro apenas. No passado, era ao contrário.

VALIDADE

Mas tome nota. Esta coluna não é uma crítica e nem um elogio, é apenas uma percepção, pois todos têm que ser elogiados quando querem construir em vez de destruir, independente do perfil de cada um.
Voltando ao assunto: hoje, nem todos os edis estão 100% acessíveis ou tem perfil para largar tudo e sair correndo quando o eleitor chamar a qualquer hora do dia ou da noite. No passado, tivemos vereadores que faziam isso!
Não estou dizendo que um está certo e outro errado. Apenas frisando que hoje o perfil é outro. Por enquanto! Da minha parte, hoje, acredito que seja o melhor para a cidade. Pode não ser no futuro próximo, mas hoje, elogio isso, quem pensa no longo prazo. Mas daqui a alguns meses posso queimar a língua com este elogio.
Então, para fechar o assunto, fica a reflexão. O povo vai continuar aprovando este novo perfil, esta nova fase da Câmara por quanto tempo? Dura até a próxima eleição ou vai querer de volta aqueles vereadores que estavam em todas as filas, em todas as festas, jogos e rifas? Será que o povo vai sentir falta “daquele” outro tipo de vereador? Fica a pergunta no ar…
– Mudando de assunto, finalizamos a coluna com a mensagem positiva do dia: O Senhor não abandona aqueles que buscam a Deu; sua língua não pode ser maldita, tem que ser abençoadora”, dos Salmos. É isso aí, vamos construir…

Copyright© 2020 - Grupo o Diário