Coluna Dois Irmãos

Começo de Conversa: o que penso sobre o “lockdown” no Rio Grande e a hipocrisia que há por trás disso

11/03/2021 - 08h10min

Imagem do Whats: se está proibido vender chinelo, o jeito é improvisar

Por Mauri Marcelo Toni Dandel

HAVAIANAS
– Minha “chinela” de andar no pátio arrebentou, tasquei lhe um prego embaixo. Sabe por quê? A pergunta é: pelo decreto do governador, chinelo não é produto essencial, certo?
– Então, vamos ter que ir colocando prego e arame até a “havaianinha” ficar igual a esta da imagem que circula no Whats?
– Me corrijam se estiver errado, mas chinelo é item de bazar e item de bazar não pode ser vendido porque não é essencial. É isso?
– Aí você vai dizer: “ah, mas tem mercado vendendo escondido, compra pela internet, veja se não tem algum bazar desrespeitando o decreto”…
– Não é isso, você não entendeu. É uma sátira. Eu falo do chinelo que não consigo comprar, mas pode ser um paciente com câncer, outro que precisa consultar especialista. E tudo parou!
– Conheço um leitor que precisa de uma cirurgia no quadril, outro comerciante teve a cirurgia do joelho desmarcada. Vai prolongar o sofrimento. Está tudo parado! E falo de cirurgia particular, imagina se fosse SUS!
– Enfim, todos, literalmente e metaforicamente, estão proibidos de tudo, tendo que ficar em casa!

NÃO QUER CALAR
Governador Eduardo Figueiredo Cavalheiro Leite: Mandar o comerciante fechar a loja vai diminuir os casos de Covid e nem aumentar o número de leitos no hospital? Claro que não!

CUIDADO
– Protesto feito, mudamos de assunto.
– Tudo o que citamos acima é para sua reflexão. Só isso. Não estamos instigando nada!
– Este lockdown é uma piada, nos proíbe de trabalhar, mas não fiscaliza as festas e aglomerações por aí. E ainda permite metrô lotado!
– Agora, porém, tem uma coisa. Não podemos ser irresponsáveis de achar que o vírus que está aí “mamão com açúcar”.
– Não caia nessa! Pelo que se percebe, ele está mais letal. Talvez seja a mutação. E aquela variante P1 de Manaus deve estar por aqui e o que de pior ainda virá pra cá!
– Não dê chance para este vírus sem vergonha. Não tem porque ficar de bobeira aí em festinha fechada, em jantinha de sítio, em visitinha na casa do cunhado… É por causa destas palhaçadas aí que os prefeitos e governadores trancam tudo!
– Trabalhe e se cuide. Ponto final. Cuide do seu futuro, mas cuide da sua família.
– A mensagem positiva do dia é de Santo Antonio: “Quem não pode fazer grandes coisas, faça ao menos o que estiver na medida de suas forças, certamente não ficará sem recompensa”.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário