Coluna Dois Irmãos

Começo de Conversa: Prefeitura paga o 13º salário antecipado e comentários sobre o “novo normal” em Dois Irmãos

11/05/2021 - 07h46min

Por Mauri Marcelo Toni Dandel

SAIU O 13º

A Prefeitura pagou a primeira parcela do 13º salário para os servidores. O Diário está preparando uma matéria para divulgar. Ontem, comentei aqui na Começo que Herval tinha sido o segundo a pagar, mas foi apenas o segundo a anunciar, pois o 13º de Dois Irmãos tinha sido pago antes, na sexta. Logo cedinho, fiquei sabendo, aí perguntei ao prefeito Jerri, que confirmou: nem foi feita divulgação porque pagar em maio é feito há muitos anos. “Costumava ser na penúltima semana, mas fizemos antes porque os servidores estão sem dissídio”. Show de bola!

NORMAL

Estão falando aí em “um novo normal” após o “coronga”. Na verdade, o normal de antes do vírus já estava “anormal”. Basta ver esta capa do Diário de 1.999 e ver o “tanto que mudou nossa vida em duas décadas”.
Estava procurando uma foto do falecido Willy Fernando Schaumloeffel que tinha publicado naquela época, não achei a foto, mas achei esta capa sensacional. O Willy foi sub-prefeito (e acho que sub-delegado) em Boa Vista, em um prédio igual ao da antiga sub-prefeitura daqui, ali na esquina do hospital. Tanto aqui como lá, não existe mais o prédio.
Mas, voltando ao assunto, olha a imagem incrível que encontrei da capa do Diário de 22 anos atrás. Manchete: “Ivoti e Vila é o grande jogo deste domingo”. O Amador brilhava, depois, desapareceu do mapa. A segunda manchete: “setembro é o mês das filiações partidárias”. Na época, política era algo quente. Hoje, quase que nem teve eleição, foi ‘light’. Por fim, o que mais te chamou a atenção deve ter sido os anúncios de bailes. Pois é, não sobrou quase nenhum salão: Bela Vista virou uma fábrica de concreto, o Musik´s virou Texas e hoje está fechado pelo Covid, Salão Bier abriga uma cervejaria em Linha Nova e o Santa Cecília, ali, em azul, nem baile estava fazendo há anos. Daquela época, sobraram poucas sociedades e salões de baile na ativa, até antes do Covid. Como será no pós-coronga, não saberemos! É uma história que se perderá?

NÃO QUER CALAR

Com base nesta imagem da capa, fica a pergunta: este ‘novo normal’ pós-Covid não é tão ‘novo’, porque muita coisa já tinha mudado. Muitos estão com saudades dos bailes, outros, dos domingos a tarde do Estadual de Amadores, que nem existia mais…

RÁPIDAS

– A Corsan está atendendo ao público em novo endereço: aqui na Av. São Miguel em frente a Igreja do Relógio, a Igreja Evangélica. E na quinta, abre sua sala para atendimento ao público em Herval.
– A mensagem positiva do dia é da Monja Coen: “A sabedoria não vem do acerto, mas sim do aprendizado com os erros”.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário