Coluna Dois Irmãos

Dois Irmãos: Não sei se você sabe, mas toda obra pública tem vários pais e padrinhos

15/09/2021 - 08h00min

Começo de conversa
Dois Irmãos
Mauri Marcelo Toni Dandel

SÉRIO MESMO?
Fiquei sabendo que teve uma pessoa que concorreu a vereador(a) que não votou em si própria na eleição passada. Votou em um(a) amigo(a). Deve ser conversa de bastidores, mas…
Só não vou dizer se foi um candidato ou candidata porque deve ter mais de um caso. Como pode? É, meu amigo, nos bastidores da política é assim.

ECOLÓGICA
Em relação a caminhada ecológica que falamos ontem, um pergunta referente ao assunto, que foi incluída na Começo do site, não coube na coluna do impresso por questão de espaço: “Aposto que muito adulto de hoje, que nasceu aqui ou mora há 30 anos, não conhece as belezas de Dois Irmãos; aposto que não conhece as escadarias da cascata São Miguel, o Lago Wittmann nos fundos da propriedade da Casa da Vovó, a cascatinha do Parque Romeo Wolf e nem aquela outra nos fundos da Otto Engelmann, nem a represa da sede campestre da Atiradores”…

PAI DA CRIANÇA
Qualquer assunto que envolve política sempre tem muitos pais. Como assim? Qualquer obra política sempre tem muita gente dizendo que é pai ou padrinho.

ASFALTO PARA GRAMADO
É o que está acontecendo com o asfalto entre Herval e Gramado. O governador Leite prometeu o início das obras para setembro, já estamos no dia 15 e nada. A obra tem verbas estaduais e também federais, através de emendas da bancada gaúcho, assunto, aliás, que já abordamos aqui no passado. É claro que muita gente ajudou nesta conquista ao longo de 30 anos de luta. Mas é preciso fazer justiça, alguns estão apenas querendo entrar no ônibus e sentar na janela, pegar o bonde andando…

PLACA
Arrisco a dizer que se for colocar uma placa com a foto de cada um que se diz pai da obra, os 15km do asfalto entre Herval e Gramado iria ter uma paquinha a cada 10 metros!

PAISAGENS
Bueno, voltando ao assunto das caminhadas, tem muita coisa em Dois Irmãos que 90% das pessoas não conhecem. O pessoal mora aqui, viaja para o Nordeste, Caribe, Alemanha, mas não conhece o que tem aqui. E não tem nada errado o cara viajar mundo afora e desconhecer aqui. Está tudo certo!
O que falta é a gente valorizar o que temos. O problema é que nem tudo é turístico, tem muita coisa que fica em propriedade particular. Mas saber que existe nunca é demais.
É o caso desta construção antiga (de 1943) da família Franck, na rua que liga o trevo da BR-116 até o bairro São Miguel. Há 60 anos havia um moinho de farinha de milho com turbina e tudo no barranco do rio, onde é a casa da nossa assinante, a Dona Neli, conhecida como a “senhora da cascata”. A gente visita moinhos abandonados em Bento e em várias cidades do país, mas temos um aqui e aposto que você nem sabia. É claro, reitero, é em propriedade particular e aí são outros quinhentos! Mas que tem, tem!

– Mudando de assunto e finalizando, a mensagem positiva do dia: “A vida é uma longa lição de humildade, nada mais”, de James Barrie, escritor escocês.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário