Coluna Dois Irmãos

Morro dos Bugres, Boa Vista, Bugerberg, Speckhof e outros comentários de Dois Irmãos

19/11/2021 - 14h13min

Atualizada em 23/11/2021 - 14h16min

Começo de conversa
Dois Irmãos
Mauri Marcelo Toni Dandel

VAI BEM, OBRIGADO
Ontem falamos da grife do momento, Luiza Barcelos. Pois bem, os calçados são produzidos aqui e aposto que você nem sabia. Você vai lá e paga R$ 500 ou R$ 1.000 por um sapato no shopping e nem sabia que eram mãos dois-irmonenses que fabricavam? Qual fábrica é? Lamento, não sei se posso dizer, afinal, não quero causar transtorno. Vai que as blogueiras façam fila lá na frente e o objetivo não é este, mas apenas parabenizar esta empresa. Vocês não são B, vocês são A! E são 10!

DESAFIO
Dias atrás, lançamos o desafio para lançar luz sobre o nome de duas comunidades muito queridas da Grande Dois Irmãos, hoje, pertencentes ao Teewald. Aliás, muitos amigos que hoje moram e tem seu comércio aqui, lá nasceram. Trata-se de Boa Vista e de Morro dos Bugres. Enfim, como se escreve o nome destas duas comunidades em alemão ou em Hunsrik?

LUCAS
– Afinal, falar é fácil, a gente já acostumou, mas… como se escreve? Pois bem, depois da coluna de sexta, uma das pessoas que nos contatou foi o Lucas Molling, da Secretaria de Turismo do Teewald. “O correto é Speckhof, quem me explicou foi o Marco Schaumloeffel, professor de alemão e que mora no exterior”.
– Esclarecida a dúvida então, Boa Vista do Herval é Speckhof! Ou seja, ‘schpeck’ é banha ou bacon, enquanto ‘hof’ é pátio.
– Além disso, indagamos como seria Morro dos Bugres em alemão ou Hunsrik (é assim que escreve o nome da língua, embora alguns escrevam Hunsrück, que é o nome da região alemã de onde vieram os imigrantes).
– Mas, voltando ao assunto, segundo o Lucas, Morro dos Bugres pode ser Bugerberg ou Bucherberg. Entre os motivos está o fato de imigrantes terem vindo de Buch, na Alemanha. Inclusive esta relação com a cidade alemã foi contada na inauguração do monumento no Calçadão, segundo o Lucas.

RÁPIDAS
– Já que falamos no Speckhof, o Alles Haus tem a fantástica The Silva Brothers sábado; no domingo tem Maduo e brinquedos infláveis no ‘findi’.
– Hoje a noite inicia o Natal dos Anjos. Sem chuva, não é São Pedro?
– Desejamos sucesso a Cabana Pizzaria, que inaugurou na Cabana do Roque Feiten. Lugar, atendimento, chopp Hunsrück e a pizza excelentes. Parabéns ao Adriano e família.
– E o Marcel está em Dubai! O deputado viajou em missão oficial à ExpoDubai, convidado pela Fiergs. Em nota, afirmou que os custos da viagem são pagos com a própria grana. Parabéns!
– Bem, mas o que queria dizer é que, de Dubai, ele participou da sessão e votou contra a recriação do Ministério do Trabalho, defendendo que é preciso fortalecer apenas Saúde, Segurança e Educação.
– Não consigo entender porque agora chamam engarrafamento de ‘lentidão’ e falta de água agora é ‘desabastecimento’. Cada um fala o que quer, mas bah, por favor!
– A mensagem positiva a seguir foi publicada há 6 anos, neste espaço: “Se as coisas vão mal, não adianta fugir, seu desejo de fugir para um quarto escuro, não vai impedir que o sol brilhe lá fora no céu azul, então, reclamar não vai adiantar nada e nem vai mudar as coisas. Não perca seu dia, aprenda a desculpar, repensar e a acreditar que o dia pode ser muito melhor do que iniciou”. Pense nisso!

Copyright© 2020 - Grupo o Diário