Coluna Dois Irmãos
O futebol amador de Dois Irmãos no passado e as sugestões de um doisirmonense que viajou ao Macapá
Começo de conversa
Dois Irmãos
Mauri Marcelo Toni Dandel
HANS
Depois de três décadas no ginásio do Santa, o Hans deixou de ser ecônomo. Estava relembrando com ele os bons tempos do Torneio de Verão. Talvez as novas gerações nunca vão entender o que foi o Torneio de Verão no seu auge! Realmente, Dois Irmãos está de parabéns por ter criado aqui um torneio desta envergadura.
HANS
Não sei se vocês sabem, mas o Hans foi lateral direito que fez a façanha de vestir a camisa do 7 e do Vila no Estadual de Amadores. Isso é para poucos! Ainda temos outra história do Hans para contar, sobre ele ter sido um dos mais valorizados do nosso futebol, mas deixamos para outra oportunidade.
MACAPÁ
A conversa com o Hans foi terça, quando ele fazia caminhada. Mal terminamos nossos 15 minutos de conversa e passou o Dari Thomas, o homem que viajou a Macapá de carro (e de barco). Lá se foi mais 10 min de conversa com um dos poucos caras que eu conheço que deve ter lido mais livros que eu. Já li alguns milhares de livros desde meus sete anos, mas acho que ele “me ganhou”. Isso mesmo, entre uma troca de pneu e outra, ele usava a folga para ler. O Dari, que era o antigo borracheiro em frente a Pegada, viajou quase a América toda de carro com sua esposa, Marli. Já viajou várias vezes de carro por todas as capitais do país, falta somente Boa Vista. Aliás, de qual estado Boa Vista é a capital? Vamos ver se você é bom de geografia. Dou-lhe uma…
SUGESTÕES
Duas coisas que ele viu nesta última viagem ao Norte do Brasil, achei bacana dividir com vocês. Em Macapá (capital do Amapá; Boa Vista é capital de Roraima), ele viu em uma praça uma parede toda de libras. Não sei se você sabe, mas a linguagem de libras não é só aquela da primeira dama, Michele Bolsonaro, é a forma de se comunicar dos surdos mudos. Não seria legal termos uma parede ou placa aqui, com acesso ao público, para estimular a inclusão e o acesso dos nossos pequenos a aprender ‘aqueles gestos com a mão’ para ajudá-los no relacionamento com os amiguinhos surdos-mudos?
CALÇADA DA FAMA
-Outra legal que ele trouxe vem de Barra do Garças/MT, eles tem tipo uma “calçada da fama”, mas dos emancipacionistas e autoridades do passado.
Você sabe que Hollyoood tem a calçada da fama, onde artistas colocam seus pés e fica marcado no cimento. Em Gramado, a calçada tem as mãos dos artistas. Talvez colocar no chão talvez não seria o mais indicado aqui, então, fica uma humilde sugestão de, quem sabe, homenagear os antigos, colocando suas fotos em locais públicos. Por exemplo: na Prefeitura tem um quadro com as fotos da comissão emancipadora, o qual só é visto por quem vai à Prefeitura.
-A sugestão seria ter um quadro ou estudar uma outra forma de tornar mais reconhecidos os emancipacionistas, ex-prefeitos, ex-vereadores, padres, pastores, freiras, médicos, parteiras…
E como estamos no Mês da Emancipação, achei que a ideia veio a calhar para um futuro próximo…
– A mensagem positiva do dia é do Paulo Coelho: “Lutar contra coisas que só passam com o tempo é desperdiçar energia”.