Coluna Estância Velha

A Dengue é uma ameaça iminente à população de Estância Velha

11/03/2020 - 11h23min

Nosso objetivo não é criar pânico e sim espalhar a necessidade de conscientização da população. A Dengue está bem perto de todos nós, sem distinção de classe social, ou condições de moradia. A prova é que o caso de dengue foi encontrado em um residencial de alto padrão, e apesar de não ter sido contraída aqui no município, foram encontrados muitos focos no local, e nos arredores. O setor de Vigilância Ambiental não tem pessoal suficiente para monitorar toda a cidade, por isso, as pessoas precisam colaborar, cuidando dos seus pátios. Vamos todos aderir o “vira pote”, que ainda é a melhor prevenção, junto com o repelente. Recipientes de água dos animais domésticos tem que ser higienizados, ralos fixos, são locais muito procurados pelas fêmeas, para depositarem seus ovos. Água da chuva, parada dentro de utensílios, pneus, garrafas vazias, obras em andamento, são os locais preferidos do mosquito.

TERRENOS BALDIOS

No caso de você ter um terreno baldio ao lado da sua residência, que apresente sinais de locais propícios para proliferação do mosquito, faça a denúncia na Vigilância Ambiental (3551-1417), somente nestes casos, pois, lixo, entulho e/ou mato alto, a reclamação deve ser protocolada na Prefeitura, que tomará as medidas cabíveis. Lembrando que sempre, o proprietário será responsabilizado pela condição do seu terreno. Esta é a informação que me passaram, e que “deve” funcionar.

ENGRENAGEM

A Prefeitura é como uma empresa, e as secretarias os setores desta empresa. Se um setor não funciona bem, é difícil que outro possa ser elogiado. É uma engrenagem, simples assim. Como numa empresa, quem comanda deve ter a confiança dos seus comandados, deve saber elencar prioridades, e ter a capacidade de convencer a sua equipe, que tem a fórmula para que o setor funcione bem. Para isso, esta pessoa tem que dominar completamente as suas funções, e deve ter a humildade de ouvir aqueles que colocam a mão na massa.

PRIORIDADE

Esta semana, presenciei uma discussão dentro de um setor da Prefeitura, que me deixou dúvidas sobre a capacidade de comando na referida Secretaria. Não estou criticando ninguém pessoalmente, mas ficou evidente que o comando da secretaria não está sabendo elencar prioridades, e muito menos ter a confiança da sua equipe. Nem se importaram com a minha presença, e falaram em abortar uma ação importante por falta de pessoal, pois tem muita gente em desvio de função. Ainda em conversas paralelas, pude constatar que algumas pessoas do setor estão pedindo transferência para outros setores. Ali ficou claro, porque esta gestão está com tantos problemas, e isso acontece desde o seu início. Pessoas erradas nas funções erradas, talvez até com boa vontade, porém sem nenhuma habilidade. Lamentável que a nossa cidade esteja passando por tudo isso.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário