Coluna Estância Velha

Estância Velha: turismo, museu, associação, idosos, lembranças, senzala, repasse

17/05/2021 - 06h20min

Geraldo Heylmann
Turismo

Estância Velha está inserida na Rota Romântica, sendo integrante da associação mas, de fato, em matéria de turismo temos muito pouco na cidade. Quem usufrui desta associação, são os municípios de Nova Petrópolis, Canela e Gramado. Estância Velha mesmo não tendo muitos atrativos turísticos, pode criá-los.

Museu

Como a cidade leva o título de Capital Nacional dos Curtumes, que tal criar o Museu do Couro. Tenho certeza que material tem de sobra para a montagem de um museu. Mesmo não havendo mais tantos curtumes como tinha antigamente, com certeza um museu atrairia a curiosidade de muita gente. Ver como o couro era curtido há 40 ou 50 anos atrás, quando o curtimento era feito praticamente só com produtos naturais, com pouco uso de produtos químicos. Fazer um histórico das empresas que haviam e levaram o município a condição de Capital Nacional dos Curtumes.

Associação

O primeiro passo para a implantação de um projeto turístico deveria ser a formação de uma associação para tal através da iniciativa privada, contando com o apoio do Poder Público. Esta associação poderia estabelecer roteiros turísticos, com horários e dias de visitação agendados previamente, instruir guias turísticos para acompanhar os turistas, atrair investidores como hotéis e pousadas. Sei que é um processo que não se consolida do dia pra noite. Pois, tem que criar toda uma cultura turística. Sei que os municípios como Nova Petrópolis, Gramado e Canela levaram muitos anos para chegarem ao estágio que se encontram hoje.

Idosos

Uma categoria que poderia contribuir muito para o desenvolvimento do turismo na cidade são os grupos da terceira idade. Sei que nestes bailinhos promovidos pelos grupos, muitas vezes vêm excursões de outras cidades a convite dos grupos daqui. Neste caso, quando os grupos de Estância Velha convidam estes grupos de fora, poderia convidá-los a virem de manhã, fazer um tour nos pontos comerciais, almoçar num restaurante da cidade e depois participar dos bailes.

Lembranças

 

Toda cidade turística tem pontos de venda de produtos personalizados como cartões postais, artesanatos, confecções e por aí vai. Todo turista que visita uma cidade pela primeira vez, tira foto pelo menos de algum monumento, o que já existe na nossa cidade, como o monumento do curtidor e os letreiros na Praça Leonel Brizola. O chimarródromo é um belo local, além do Parque Dario Haupenthal, no bairro Lira. Mas só um belo espaço para o turista apreciar não traz divisas para o município. Para tanto, em cada local destes, deveria haver um espaço para o comércio de produtos típicos de Estância Velha.

Senzala

Poucos sabem que no Bairro das Rosas existe uma casa antiga, que está se deteriorando devido ao abandono, onde há uma senzala nos fundos, que teria abrigado um escravo na época da escravidão. Dizem que esta casa foi construída pelos portugueses na época em que abriram as picadas para a colonização da nossa região.

 

Repasse

 

Na semana passada a Câmara de Vereadores fez o repasse das sobras de caixa do Legislativo no primeiro quadrimestre do ano. O valor de R$ 300.000,00, que foi entregue ao prefeito Diego Francisco, será utilizado para a conclusão do asfalto da Rua Portugal, no Bairro Sol Nascente. Por falar em Rua Portugal, ficou muito bonita a primeira etapa que já foi asfaltada.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário