Coluna Estância Velha

Estância Velha: clima, projetos, aumentos, folhas, vacinas, cuidados

07/07/2021 - 06h15min

Geraldo Heylmann

 

Clima

Não vejo hora de terminar este inverno maluco. Todas as manhãs temos que conviver com este clima londrino, muita serração e frio. Conforme as previsões meteorológicas, esta semana o clima é para ser mais seco, sem chuva. E ainda tem gente que diz que gosta do inverno. Vai tomar banho com ducha Corona, como diz o Paulinho Mixaria. Coitados dos africanos que vendem seus produtos no centro da Cidade. Que vieram de um clima tórrido, para este clima gelado. Mas tudo passa. Daqui a pouco já estaremos na primavera.

 

Projetos

Nesta semana a Câmara de Vereadores apreciou dois projetos de autoria do Poder Executivo, sendo que um foi devolvido e o outro ficou nas comissões para melhor análise. O projeto devolvido foi o que institui o Programa de Pavimentação Pública Privada. A devolução se deu pelo fato de estar em conflito com um projeto já existente. Portanto, o mesmo deverá ser refeito, pois os vereadores o acham importante. O segundo projeto autoriza a municipalidade a vender um imóvel do Município para investir na construção do Centro Administrativo. Este ficou para melhor avaliação e pesquisa de mercado quanto ao valor real do imóvel.

 

Aumentos

Só nós brasileiros para ficarmos impávidos diante de tudo que acontece neste País. Enquanto o Presidente da República só se importa com o voto impresso nas próximas eleições, como se nada mais grave estivesse acontecendo no Brasil, os combustíveis e gás de cozinha estão aumentando a rodo. Foi trocado o presidente da Petrobras com o propósito de diminuir os aumentos, mas só mudou a mosca. Não se admirem se em breve acontecer uma nova greve de caminhoneiros. Estes aumentos impactam até nos mais pobres pois, com o aumento do Diesel, aumenta o frete e por consequência, aumentam os produtos e quem paga o pato é o consumidor.

 

Folhas

Na semana passada um leitor ligou indignado pelo fato dos coletores de lixo não recolherem folhas de árvores em sacos de lixo, que nesta época do ano caem. Segundo ele, teria entrado em contato com a Secretaria do Meio Ambiente, onde teriam informado que ele teria que levar os sacos até o município de Portão ou, depositá-los nos fundos do terreno. Disse que é cobrado taxa de recolhimento e o serviço não é feito completamente.

 

Vacinas

Ontem aconteceu mais uma força-tarefa de vacinação contra o Covid 19. Durante o dia aconteceram vacinações nos postos de Saúde e, a partir das 16hs 30min, foi realizado mais um Drive Thru no pátio da SEMEC. Nesta campanha foram vacinadas pessoas com 37 anos ou mais. Amanhã será realizado Drive Thru com pessoas  que receberam a primeira dose da Astrazenica há mais de doze semanas.  Quase 50% dos moradores já receberam a primeira dose.

 

Cuidados

Apesar da forte queda nos casos de positivados e óbitos, não é momento de afrouxar as rédeas. No máximo até final de agosto, ou setembro a maioria da população deverá estar imunizada com a primeira dose, aí a vida poderá voltar ao normal. O vírus vai ficar entre nós mais, não terá mais a quem infectar. Portanto, é só mais um pouco de paciência.

 

Copyright© 2020 - Grupo o Diário