Coluna Estância Velha

Estância Velha: insensatez, indicação, exaustão, jovens, noção e adeus

09/03/2021 - 22h43min

Atualizada em 09/03/2021 - 22h44min

A secretária Cláudia Pires falou sobre os jovens positivados no município (Crédito Leila Ermel)
Insensatez

Ao mesmo tempo em que as restrições estão cada vez mais intensas, o foco de portas fechadas em cima dos estabelecimentos comerciais tem afetado ainda mais os empreendedores e, consequentemente, trazendo incertezas quanto ao futuro econômico. Ninguém mais sabe para qual lado correr, pois muitos não podem abrir as portas por não serem considerados essenciais, enquanto outros dão um jeitinho e acabam trabalhando. Afinal, os boletos, as contas, os impostos, o sustento familiar chegam sem pedir licença e sem prazo estendido para serem quitados. Além da questão pública de cuidados e protocolos de enfrentamento à pandemia.  Para quem ainda não leva a sério e esta questão, é pura insensatez.

Indicação

Mais uma indicação de vereador acabou virando projeto de lei e aprovado no Legislativo. Desta vez foi a sugestão de Douglas Bittencourt, sobre a criação de uma patrulha especializada no atendimento à mulher vítima de violência. A partir de agora, aprovado em unanimidade, o PL implantará o projeto Mulheres Protegidas, citado ontem neste espaço.

Exaustão

Um dos destaques da secretária da Saúde, Cláudia Pires, em entrevista na live do Odiario.net, foi a questão do estado de exaustão física e emocional dos profissionais de saúde, que seguem há um ano na linha de frente no combate à pandemia. Um grande agradecimento a estas pessoas, que se dedicam a salvar vidas, que se colocam em risco e fazem de tudo para cuidar e curar dos pacientes. Verdadeiros guerreiros, que merecem respeito e consideração por parte de toda a sociedade. Mantenham os cuidados.

Jovens

Falando nisso, também ficou evidente, nas duas últimas entrevistas, a preocupação com a comunidade, para que todos entendam e colaborem, antes que o caso prevaleça e os municípios não tenham mais condições de atender, não tenham mais o que fazer. Em Estância e Lindolfo Collor foram registrados aumentos nos casos positivados entre os jovens, um fator que preocupa muito, pois a maioria só procura atendimento médico quando os sintomas já estão agravados, e quase sempre necessitam de internação.

Noção

Verdadeiramente é muita gente sem noção. Seja em notícias falsas, tem aqueles que aproveitam tudo para dar golpes, tem outros que são insensíveis e não se tocam com o problema de que afeta toda uma população. Mas o que mais desagrada é ver que, apesar de tantos casos, de tantas famílias sofrendo a perda dos seus, ainda existem aqueles que levam na brincadeira, não respeitam o distanciamento controlado, os protocolos, o uso de máscara, enfim, não conseguem colaborar pelo todo, pensar no coletivo. Lamentável.

Adeus

Gostaria de deixar meu abraço e meus sinceros sentimentos a Jéssica Madrid e toda sua família, que nesta terça-feira perdeu sua irmã Marcieli Weber, que veio a óbito em Ivoti por conta da Covid. Vamos nos cuidar pessoal.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário