Coluna Estância Velha
Estância Velha: sementes
Por: Jéssica Ramos
Da semana passada para cá, órgãos de segurança locais, como a Guarda Municipal e a Brigada Militar se mobilizaram, junto à comunidade para promover ações alusivas ao Dia das Crianças. Nesse ano, devido à pandemia, as iniciativas foram feitas de maneira isolada, prevenindo aglomerações. No entanto, ambos os movimentos destacaram a importância que o gesto tem, tanto incentivando a solidariedade, quanto prevenindo a violência e fortalecendo o vínculo entre a população e os agentes públicos. Certamente essas sementinhas do bem foram acolhidas por terra fértil nesse feriado.
PRIORIDADES
Mudando de assunto, ontem dei sequência aos contatos para organizar a agenda com os candidatos à Prefeitura local, e viabilizar entrevistas que pretendemos compartilhar ainda neste mês. Falei, pessoalmente, com o candidato do DEM, Otávio Luft, que se mostrou incomodado com o rumo que a campanha tomou, por conta da pandemia. Segundo ele, as atividades no meio digital estão tomando o tempo de outras que seriam prioridade. “Muita live”, reclamou Luft, que foi o único dentre os seis candidatos ao Executivo Municipal a não participar do evento online, promovido pela Associação dos Professores Estancienses (ASSPE), na quinta-feira passada, pelo You Tube.
GRATIDÃO
Ainda no meio político, Estância Velha esteve representada em Brasília, na semana passada, pela prefeita Ivete Grade e sua assessora de gabinete, Cristiane Noé. A prefeita não informou à reportagem do Diário se levou alguma pauta específica do Município a Brasília, mas, conforme informações da própria Prefeitura, a viagem teve por objetivo demonstrar gratidão aos deputados e parlamentares que apoiaram a administração local nos últimos quatro anos. A prefeita também levou uma carta de despedida, já que sua gestão está encerrando.
TRANSPARÊNCIA
Nos sites de redes sociais foi possível acompanhar o roteiro de viagem de Ivete e Cristiane, que durou quatro dias. Juntas, do dia cinco ao dia nove, elas visitaram a alguns gabinetes e também divulgaram as ações relacionadas ao público infantil e adolescente, feitas na cidade. No Portal da Transparência local, é possível conferir o saldo referente às diárias pagas à prefeita e à sua assessora, viabilizando a estadia de ambas em Brasília: R$9.879,34.
RECORTE
Não estou julgando a necessidade da viagem da prefeita a Brasília, tampouco o valor pago em diárias a ela e sua assessora, mas não posso deixar de pensar que no mês passado o Rotary realizou uma ação solidária e reverteu as arrecadações em doação ao Corpo de Bombeiros local. Com o valor, que representou um terço do valor pago nas diárias a Ivete e sua assessora, o comandante dos Bombeiros afirmou que faria reformas na sede da corporação, além de construir um telhado para abrigar as viaturas, caminhões e ambulância. Apenas um recorte da situação, lembrando que estamos às vésperas das eleições municipais e, principalmente, que essa coluna não é partidária.