Conecte-se conosco

Coluna Estância Velha

Nova Petrópolis: desassoreamento, alinhamento dos astros, depois de Garibaldi, em Garibaldi, 30 mil metros cúbicos, grande operação

06/10/2021 - 06h05min

Atualizada em 07/10/2021 - 10h42min

Raul Petry – colunistas@odiario.net

 

DESASSOREAMENTO

Por quantos anos ouvimos falar do desassoreamento da Barragem Santa Isabel, em Linha São Jacó? Por muitos anos… E nesse tempo já se ouviu praticamente de tudo. A própria Corsan dizendo que o desassoreamento não é necessário. Depois, dizendo que o contrário, que era necessário, mas que não conseguia autorização dos órgãos ambientais. E assim os anos foram passando, até que a cidade inteira ficou na dependência de uma dúzia de caminhões pipa para ter água no verão.

 

ALINHAMENTO DOS ASTROS

Agora parece que tudo finalmente conspira a favor dessa iniciativa. Ao longo do ano de 2021 a Corsan já vem dizendo que irá fazer a obra. Quer dizer: dessa vez existe vontade. E o mais importante é que na última segunda-feira a Prefeitura entregou a licença ambiental para a Corsan. Pronto.

 

DEPOIS DE GARIBALDI

De acordo com a Prefeitura, atualmente a Corsan está realizando obras de desassoreamento em Garibaldi. Terminando lá, começa aqui. A previsão é terminar o serviço em Nova Petrópolis até dezembro. Neste caso, a Corsan alcançaria uma proeza quase inimaginável, pois estaria cumprindo o que prometeu. O desassoreamento da Barragem Santa Isabel até dezembro foi uma das promessas feitas ao prefeito Jorge Darlei Wolf no dia 16 de junho, em Porto Alegre. Está tudo registrado no site da Prefeitura.

 

EM GARIBALDI

Como são obras semelhantes, fui pesquisar como anda o trabalho de desassoreamento da barragem da Corsan em Garibaldi. Conforme a Prefeitura daquele município, o serviço começou no dia 22 de setembro, através de uma empresa contratada pela Corsan. Muito mais informações não achei.

 

30 MIL METROS CÚBICOS

De acordo com uma notícia que saiu no jornal Correio do Povo, serão retirados aproximadamente 30 mil metros cúbicos de lodo e outros resíduos da barragem de Garibaldi. Não sabemos se aquela barragem é maior ou menor do que a de Nova Petrópolis. Em todo caso, dá para prever uma enorme quantidade de material a ser retirado de Linha São Jacó. Certamente as cargas de caminhão totalizarão algumas centenas. A notícia boa é que geralmente este material do fundo das barragens é um excelente ativo para a agricultura. Não faltarão agricultores interessados.

 

GRANDE OPERAÇÃO

Estou curioso desde já para saber como será o processo de limpeza do fundo da barragem. A única forma imaginável é tirar toda a água de dentro. E aí, como ficará o abastecimento da cidade? Com certeza a Corsan vai ter algum plano alternativo para as semanas ou meses em que fará o desassoreamento. Mas fatalmente haverá um ou outro transtorno para o abastecimento. Vai ser necessário ter um pouco de paciência. Vai valer muito a pena.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.