Coluna Hortêncio
Hortêncio: acessibilidade, notificação, padre, operação, lixo, cemitério, casarões, museu, calar e Lenir
Cândido Nascimento – nascimento@odiario.net
ACESSIBILIDADE
Surgiu a ideia de melhorar a acessibilidade para cadeirantes que precisam chegar até o segundo piso da Prefeitura. Por causa disso estão sendo vistos os orçamentos de um elevador ou uma plataforma, equipamentos que permitam essa acesso. A partir daí também devem ser feitos banheiros para cadeirantes rampas de acesso no prédio da Prefeitura.
NOTIFICAÇÃO
Essas futuras melhorias de acessibilidade são em virtude de uma notificação da Secretaria de Segurança Pública do Estado, que requer ainda o Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndios (PPCI) nos prédios públicos do município. Será aproveitado esse projeto e buscar melhorias no acesso ao prédio.
PADRE
O padre Guido Staudt, da Comunidade Católica São José, está em São Leopoldo, depois de ser internado com Covid-19 no Hospital Unimed de Novo Hamburgo. O pároco se sentiu mal na manhã de domingo e foi levado primeiramente ao Hospital São José, em Ivoti. Segundo amigos, ele estaria bem, mas com comprometimento de 25% dos pulmões.
ORAÇÃO
A vereadora Lúcia Heck pediu que todos os colegas orassem pela recuperação breve do padre Guido. Paulo Kunzler pediu que todos rezem pelos que estão hospitalizados em recuperação, e lembrou que esteve com Covid-19 e que não é fácil enfrentar esse problema. Valdir Dill, o Cacete, também se solidarizou com os colegas para orrar pelo padre.
LIXO
O lixo que geralmente é recolhido às sextas-feiras, devido ao Feriado de Páscoa, terá recolhimento no sábado, dia 3.
CEMITÉRIO
O Cemitério Municipal já está pronto, inclusive foiram enterradas duas ou três pessoas da comunidade. Só que tem um detalhe: ele está irregular. De autoria da vereadora Sônia Rodrigues na gestão de Leonardo Arnhold, foi feito a licença inicial para funcionamento, só que ela não teve continuidade pela administração de Egídio Grohmann. Então está irregular. A prefeita Ester está com a palavra para o assunto sobre o que pretende fazer.
CASARÕES
A Prefeitura está demonstrando interesse em adquirir dois prédios pertencentes à Comunidade Católica. Inclusive, existe uma empresa com capacidade para fazer a restauração desses casarões antigos.
MUSEU
A ideia é implantar um museu da empresa restauradora numa parte da edificação e na segunda parte terá um Museu Municipal. Como ambos os prédios estão atualmente abandonados, existe a intenção de colocar a Biblioteca Municipal no segundo.
CALAR
O vereador Valdir Dill, o Cacete, ficou descontente coma perda de espaço. A presidente da Câmara, Sônia Rodrigues, disse que queria tirar as explicações pessoais, momento em que os pedidos são feitos. Ela argumenta que durante a pandemia é uma maneira de diminuir o tempo das sessões.
LENIR
Sônia disse que a vereadora Lenir Reichert tinha sugerido isso. Lenir divergiu e comentou que não era para colocar palavras na sua boca, pois pediu apenas para diminuir o tempo. Por fim ficou definido que cada vereador pode fazer dois pedidos.