Coluna Hortêncio

Hortêncio: boa expectativa, demissões, é uma bomba, pagamento, retorno, turismo, estrutura

07/05/2021 - 06h20min

Atualizada em 09/05/2021 - 21h18min

Cândido Nascimento – nascimento@odiario.net

 

BOA EXPECTATIVA

Existe uma boa expectativa de que uma nova empresa seja instalada no prédio onde funcionava a fábrica de calçados femininos Bottero, situada próximo ao Bar do Pigas. A matriz é de Parobé e não recebeu mais pedidos de calçados femininos, que é a sua especialidade, devido à pandemia que atingiu o mundo inteiro.

DEMISSÕES

Como não houve mais pedidos, consequentemente, tudo ficou parado e os funcionários receberam o aviso prévio de 30 dias, ainda na esperança que aparecessem pedidos. Fui pessoalmente até a fábrica, em horário de meio-dia, e falei com vários funcionários, que lamentaram a saída de uma fábrica que empregava quase 200 pessoas no município.

É UMA BOMBA

Para um município pequeno como São José do Hortêncio, soa como uma bomba ter cerca de 200 pessoas desempregadas. Ainda que muitos trabalhadores são arregimentados para trabalhar em fábricas de Picada Café, por exemplo, pois conta com uma mão de obra especializada.

PAGAMENTO

O pagamento das rescisões acontece justamente nesta sexta-feira, uma semana após o término dos 30 dias concedidos aos funcionários da Bottero. A empresa informou os funcionários que não tinha mais volta. Mas ainda há esperança, pois pelo que eu sei, por uma fonte interna da empresa, as máquinas devem permanecer e os donos dessa empresa estão negociando de forma sigilosa a venda do prédio com as devidas instalações. Tem uma outra empresa de grande porte interessada na compra. Mão de obra tem. Capacidade de trabalho existe. Falta o fechamento dos valores finais.

RETORNO

E com o retorno das aulas presenciais, o comércio podendo abrir de forma contínua, os postos de gasolina, as lojas de roupas e de móveis e os serviços são retomados, os restaurantes podem reabrir com todos os cuidados e distanciamento necessários. Trata-se de uma luz no fim do túnel poder voltar com a bandeira vermelha e até acabar com esse sistema de bandeiras de uma vez por todas.

TURISMO

E a possibilidade da prefeita Ester Dill Koch começar a pensar no Turismo abre uma infinidade de portas. Os empresários com visão podem pensar em construir hotéis e pousadas, com novas alternativas de cafés coloniais e restaurantes, oferecendo produtos referentes ao aipim como é o caso dos bolinhos, chips e outros derivados dessa planta que dá nome à principal festa do município, a tradicional Festa do Aipim, que já trouxe muita gente de fora para conhecer o município e suas delícias da gastronomia local, e sua gente ordeira e trabalhadora.

ESTRUTURA

Mas é claro que tem a questão de criar a estrutura necessária para abrigar esses visitantes. Sejam as pessoas que vêm no verão aproveitar a água do Rio Cadeia, ou passeiam pelo município. O vice-prefeito José Maurício Heck está bastante satisfeito e, da sala da prefeita, me enviou umas fotos sobre a construção de um anexo ao Ginásio Municipal, preparação da rua 64 e melhoria no pátio da área da creche Sonho Meu.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário