Coluna Hortêncio

Hortêncio: finalmente, empregos, aumento, segurança, contra a raiva, dois coelhos, embalagens

20/08/2021 - 06h45min

Atualizada em 24/08/2021 - 00h45min

Cândido Nascimento

 

FINALMENTE

Finalmente já está disponível para uso dos trabalhadores rurais do município o Caminhão Ford Cargo, que estava desde 2018 parado na garagem da Prefeitura, por uma questão de pagamento. A Prefeitura tinha pago a contrapartida, mas a diferença do recurso só veio neste ano. Por causa disso o veículo foi parar em uma oficina de Presidente Lucena e depois numa de Novo Hamburgo, para trocar o sistema de distribuição de óleo, que estava corroído. O caminhão foi cedido pela Prefeitura por comodato à entidade sindical, para transporte de adubo e insumos diversos.

EMPREGOS

A preocupação com a manutenção das empresas no município e a expansão das empresas instaladas aqui é uma constante da Administração Municipal. A prefeita Ester Dill Koch e o vice José Maurício Heck se reuniram com o secretariado. Um dos assuntos da pauta desse encontro foi justamente essa expansão. Há empresas recém-chegadas que mostraram interesse em adquirir um lote no Loteamento Industrial, assim que ele estiver regulamentado.

AUMENTO

O vereador Paulo Kunzler, do Democratas, que trabalha com a produção de laranjas e bergamotas, além de hortaliças, teve uma conversa nesta semana com o secretário da Agricultura do município, Felipe Trein. Kunzler chegou a comentar o encontro na Câmara, pois luta por um aumento para os bônus dos produtores no ano que vem. Segundo ele, os insumos e o óleo diesel estão aumentando e os produtores precisam que esse incentivo seja majorado para acompanhar as despesas.

SEGURANÇA

É justa a preocupação da presidente da Câmara, Sônia Rodrigues, do Democratas, que reclama da falta de uma pessoa para acompanhar as crianças pequenas e as pessoas com deficiências nos ônibus escolares. Sônia alega que o motorista não tem como parar e colocar o cinto nos pequenos. O perigo é que se o ônibus frear bruscamente uma criança pode cair e se machucar feio. A ideia é que um monitor escolar possa fazer esse acompanhamento. Contudo, ela sugere que o Poder Executivo, a Educação e o Jurídico avaliem a questão.

CONTRA A RAIVA

Neste sábado, dia 21, será aplicada a vacina contra a raiva canina, das 8h30 às 11h30, no Sindicato dos Trabalhadores Rurais. O vacinador Cristiano Selbach vai aplicar as doses. No sábado passado foi a primeira etapa, com 50 cães vacinados.

DOIS COELHOS

Um pedido de terraplanagem feito pelo vereador Valdir Dill, o Cacete, vai proporcionar o aproveitamento da terra para aterrar outra área. O pedido foi feito ao secretário de Obras Juliano Hanauer, para realizar o serviço na propriedade de Inácio Rohr. A terra retirada será utilizada pelo filho dele em outro local. “É matar dois coelhos com uma paulada só”, disse o vereador Valdir na Câmara.

EMBALAGENS

Está definido pela Secretaria da Agricultura que o recolhimento de embalagens vazias de produtos agrotóxicos será realizado no dia 27 de setembro, na garagem da Prefeitura. O recolhimento será no período da tarde, e as embalagens devem estar limpas, secas e furadas.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário