Coluna Hortêncio
Hortêncio: ponte, desenvolvimento, caminhões, distrito, túmulos, cadastro, benefícios, documentação e outra vez
Cândido Nascimento – nascimento@odiario.net
PONTE
A prefeita Ester Dill Koch e o seu vice José Maurício Heck, que também é o secretário de Administração e Fazenda, estiveram reunidos com o prefeito Gilmar Führ, o Nack, e o secretário César Karling, de Presidente Lucena, para tratar a respeito de uma nova ponte na divisa entre os dois municípios.
DESENVOLVIMENTO
A solicitação é uma ideia conjunta entre os municípios, a fim de obter um recurso no montante de 2,8 milhões junto ao Ministério de Desenvolvimento Regional, com a finalidade de construir uma ponte que suporte até 60 toneladas, já que a antiga (de ferro) foi construída em 1961, quando Leonel Brizola era o Governador do Estado. A atual suporta, no máximo, 20 toneladas.
CAMINHÕES
Maurício destaca a importância da obra para contribuir com o desenvolvimento do município. A ponte está prevista para ser construída ao lado da atual. O objetivo é facilitar o escoamento de safra e entrada de caminhões com materiais pesados, sem ter que fazer a volta por São Sebastião do Caí. A previsão é que a nova ponte tenha 60 m de comprimento.
DISTRITO
Como está sendo avaliada uma nova área para implantar o novo distrito industrial, e muitas empresas com intenção de vir se instalar aqui vão requerer uma ponte que comporte caminhões pesados, não tendo que fazer a volta por Caí, acredita o secretário José Maurício Heck.
O encontro entre os dois Executivos ocorreu na segunda-feira pela manhã, no gabinete da prefeita Ester.
TÚMULOS
Os familiares de pessoas sepultadas no Cemitério Evangélico de Linha Nova Baixa, em Presidente Lucena, devem entrar em contato com a diretoria da comunidade de Hortêncio, para regularizar a situação dos túmulos. Muitos estão em ruínas ou sem a manutenção necessária. Existem lápides, objetos e túmulos sem identificação e abandonados, impossibilitando a devida conferência. Os contatos para quem quiser entrar em contato para mais informações são: Elena- 999634165 e Loiva- 998669071
CADASTRO
A Secretaria de Assistência Social, coordenada por Neusa Gegler, elaborou um informativo para os moradores que precisam fazer o cadastro único.
BENEFÍCIOS
Segundo a secretária, podem cadastrar-se as famílias com renda mensal com até três salários mínimos. O CadÚnico permite os benefícios: programas de fomento às atividades produtivas rurais, carteira do idoso, bolsa família, tarifa social de energia elétrica, programas habitacionais, entre outros.
DOCUMENTAÇÃO
Os documentos exigidos na hora do cadastro para menores de 18 anos são: Certidão de Nascimento e atestado escolar. Para adultos: Carteira de Identidade, CPF, Título de Eleitor, Carteira de Trabalho, comprovante de residência, Certidão de Nascimento ou de Casamento.
OUTRA VEZ
Foi adiado pela segunda vez consecutiva o projeto que trata da aquisição de um programa de computador para agilizar o atendimento do Cras. O vereador Nilton Hafemeister, o Geada, pediu o adiamento para entender melhor a matéria. Paulo Hanauer disse que a matéria foi bem explicada.