Coluna Hortêncio

Hortêncio: só elogios, lotes, Rua 51, soluções, 20 mil mudas, entrega

25/06/2021 - 14h21min

Cândido Nascimento

 

SÓ ELOGIOS

 

]Os produtores de alfaces foram homenageados na Câmara por conquistarem o 3º lugar em vendas de alfaces na Ceasa de Porto Alegre, por quilos vendidos. A base é o bloco de noas que o produtor apresenta na chegada até os portões da Centrais de Compras RS, quando é feita a pesagem. Para quem tem a tradição de plantar aipim, laranjas e bergamotas, é uma grande conquista avançar na venda de alfaces, nas suas variedades. Roger Petry e a presidente da Câmara, Sônia Rodrigues, do Democratas, elogiaram a conquista. Parabéns!

 

LOTES

 

Um assunto importante para destravar o desenvolvimento do município tratou nesta semana sobre questões de recuos de prédios na Av. Mathias Steffens, a documentação referente a doação de ruas e legalização de áreas de terras, surgimento de novos loteamentos e área industrial. O debate vem ocorrendo nos últimos anos no município. Nesta semana o assunto teve prosseguimento com a aprovação de um projeto por unanimidade na Câmara de Vereadores referente a um loteamento na Sede.

 

RUA 51

 

A matéria aprovada pela Câmara refere-se a um terreno rural de 8.730,68m2, sem benfeitorias, que tem limite com a rua 51 e com os proprietários rurais e urbanos. A ampliação da área urbana tem por objetivo englobar parte do traçado da rua 51, com objetivo de viabilizar a futura implantação de um loteamento residencial na área em pauta. A justificativa do Poder Executivo, expõe que a medida é necessária para compor o traçado e a continuação da via, já existente dentro do projeto do referido loteamento.

 

SOLUÇÕES

 

A presidente da Câmara, Sônia Rodrigues, Democratas, explicou a necessidade de aprovar o projeto por parte dos colegas. “Tem que ser a área total”, explicou Sônia. Segundo ela, existem problemas no município e estes têm que ser resolvidos, de forma a proporcionar o desenvolvimento.
Lenir Reichert, do MDB, declarou que sempre é importante aprovar matérias nesse sentido, pois há um crescimento e a necessidade de regularizar situações. Valdir Dill, o Cacete, do MDB, disse que o Plano Diretor tem mais de 20 anos, e que colaborou na elaboração do mesmo.

 

20 MIL MUDAS

 

Os produtores rurais que lidam com plantio de mato de acácia, tiveram o prazo para encomendar as suas mudas prorrogado para até o final de julho, um mês a mais do que a determinação original (30 de junho). Até o momento já foram encomendadas 20 mil mudas, segundo explica o secretário Felipe Trein, da Agricultura, Meio Ambiente e Turismo.

 

ENTREGA

 

A expectativa de todos é que a empresa encarregada de entregar para os produtores rurais os cartões magnéticos referentes aos bônus, consiga cumprir a sua promessa ainda na primeira semana de julho. Esses bônus são benefícios obtidos da Prefeitura, proporcionalmente às vendas constantes nos blocos de notas de produtor. A mudança é que antes recebiam 60% em bônus que poderiam ser trocados no comércio e 40% em dinheiro. Agora são 100% em bônus pelo cartão, e o valor deve ser gasto no comércio local.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário