Coluna Lindolfo Collor
Lindolfo Collor: aulas na terça, fechados, perigo à vista, 2ª dose, denúncia, resposta e canos
Cândido Nascimento – [email protected]
AULAS NA TERÇA
A volta às aulas para os alunos da Educação Infantil, desde o Berçário, até os alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental vai acontecer somente na terça-feira. O prefeito Gaspar Behne reuniu-se com a secretária da Educação, Tatiane Grellmann Presser, e com equipe da Semect para tratar do assunto. Como as escolas receberam diversas melhorias, a estrutura está boa e pronta para esse recomeço. Deus queira que o Governador Eduardo Leite mantenha a sua posição de encerrar de vez com a bandeira preta.
FECHADOS
Muitos estabelecimentos fecharam as suas portas por causa da pandemia e das confusões geradas com a questão do fechar e abrir as portas. Todos estão dispostos a obedecer as normas e os protocolos sanitários, distanciamento, máscara, álcool gel e aí por diante. Graças a Deus, no RS não temos aglomerações como no Eixo São Paulo e Rio, onde de 500 a 600 pessoas se acumulam em festas e eventos. Aqui no sul chegou a ter 100 e até 300 pessoas agrupadas, o que também não pode ocorrer. Mas aí está a Brigada Militar que age com rapidez e encerra com esse tipo de festa feita às ocultas, geralmente em locais afastados.
PERIGO À VISTA
Fora a questão da pandemia, tem mais um perigo que ronda a população: é o mosquito da dengue. Em cinco bairros do município foram encontradas larvas do Aedes aegypti pelos agentes da Vigilância Sanitária. Esse é um sinal de alerta, que todos devem cuidar para não acumular água parada nos fundos dos seus pátios.
2ª DOSE
No sábado, será aplicada a 2ª dose da vacina contra a Covid-19 para idosos com 65 anos ou mais. A vacina será no Ginásio Herbert Oscar Enzweiler, e no horário das 13h30 às 16h30h. Só vão receber a vacina aquelas pessoas que realmente foram moradores de Lindolfo. É importante não esquecer de levar o Cartão SUS, CPF e Carteira de Vacinas.
DENÚNCIA
O presidente da Câmara, Alcírio Wiedthauger, apresentou denúncia no Ministério Público contra o ex-presidente Márcio Cardoso. Segundo Alcírio, Márcio gastou excessivamente, onerando os cofres públicos, gerando um gasto de R$ 25 mil com a contratação de uma terceira assessoria jurídica. Segundo ele, o fato culminou na cassação do então prefeito Wiliam Winck, e já tinha um assessor e mais a Uvergs e não era preciso contratar uma terceira empresa.
RESPOSTA
Márcio Cardoso afirma que o pedido para contratação foi da Presidente da Comissão, que queria uma pessoa especializada na questão de impeachment, que não era o caso do assessor jurídico da Câmara na época, e a ideia era não usar a Uvergs. “Não sei qual a intenção dele, não tem o que falar, a Uvergs é associação dos vereadores, não presta assessoria jurídica para a Câmara, mas sim aos vereadores”, disse Márcio.
CANOS
Ontem, foi iniciada a drenagem pluvial ao longo da praça do bairro Pedras de Areia, com a colocação de tubos de concreto. A nova tubulação visa absorver as águas pluviais no entorno da praça, interligando ao sistema atual.