Coluna Lindolfo Collor
Lindolfo Collor: macaquices, próximos das matas, alimentos, Gilnei na Câmara, Frutíferas, foram 48.500 mudas, campinho, Consepro, dívida
Cândido Nascimento
MACAQUICES
Um vídeo interessante circulou pelos grupos de WatsApp de moradores do município e da região nesta semana. Um bando com cerca de 10 macacos-pregos invadiu uma plantação de milho no bairro Boa Vista, próximo ao novo loteamento que está sendo feito, de Alexandre Kny.
PRÓXIMO DAS MATAS
O prefeito Gaspar Behne recebeu o vídeo de um conhecido, e disse que é natural o aparecimento dos animais no meio das plantações. Na terra da sua família era com um os macacos vistos. Ele citou também que os animais foram vistos na Capivarinha, devido à proximidade das populações com as matas.
ALIMENTOS
O biólogo Ismael Petry, morador de Lindolfo Collor e secretário de Meio Ambiente de Ivoti, comenta que os macaquinhos pregos saem das matas em busca de alimentos. “Eles já eram vistos nas terras do meu avô Otto Fick (falecido), atrás da Escola Walter Hermann, quando desciam o morro para comer bananas, laranjas e bergamotas, milho e até cana-de-açúcar”, afirmou. O melhor é não jogar pedras ou paus e nem se aproximar, mas sim deixar eles seguirem o próprio caminho de volta à mata, explicou.
GILNEI NA CÂMARA
O vice-prefeito Gilnei Prass fez uma visita à sua antiga casa, a Câmara de Vereadores. Seguindo os passos do prefeito Gaspar Behne, que esteve na semana passada para falar das obras feitas, Gilnei (Ninho) preferiu falar mais do que vai ser feito. Ele falou sobre o aterramento do posto de saúde da Capivarinha e sobre a ideia de uma parceria entre a Saúde e o Cras, para colocar ali naquela localidade um serviço de atendimento psicológico.
FRUTÍFERAS
Gilnei chegou a citar os benefícios proporcionados à agrícultura, como é o caso da entrega do óleo e mudas de acácia aos produtores rurais. Também lembrou que na próxima semana será feita a entrega das mudas de frutíferas encomendadas pelos nossos colonos.
FORAM 48.500 MUDAS
A Prefeitura de Lindolfo Collor repassou, através da Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente, o total de 48.500 mudas de acácias para os agricultores cadastrados no Programa de Apoio à Agricultura.
CAMPINHO
O prefeito Gaspar Behne comentou nesta semana no seu Gabinete sobre as melhorias realizadas no campinho da Capivarinha. Foram trocados os postes e a tela do local. O custo dessa obra foi R$ 17 mil.
CONSEPRO
O presidente da Câmara, Alcírio Wiedthauger, falou sobre convênio a ser renovado com o Conselho Pró-segurança (Consepro). Segundo ele, para ser renovado o convênio, o comando da Brigada Militar deverá enviar uma planilha sobre o período de atuação do policial militar em Lindolfo Collor. Segundo ele, se o policial que é lotado aqui for convocado para trabalhar em Ivoti por 15 dias, o repasse do auxílio-moradia deverá ser proporcional a esse tempo que atuou aqui somente.
DÍVIDA
Foi aprovado na Câmara um projeto para perdoar 60% dos juros sobre as dívidas dos moradores com o município. Como a dívida ativa (valores não pagos pelos munícipes) é mais de R$ 1 milhão, é importante incentivar o pagamento.