Coluna Linha Nova

Linha Nova: poste e árvores, obras, materiais, 100 mil, frutíferas, rebanho, retorno

25/06/2021 - 06h30min

Cândido Nascimento

 

POSTE E ÁRVORES

 

A queda de um poste de luz na rua 25 de Julho e a queda de árvores em várias localidades, principalmente no Rincão da Serra e no Canto Bayer, ocasionou a falta de energia elétrica. A grande preocupação dos criadores de frangos está relacionada ao custo, pois desde cedo da manhã até o final da tarde estavam sem energia e aguardavam que até o começo da noite tudo fosse normalizado, para evitar perdas.

 

OBRAS

 

O secretário de Obras Pedro Kich, acompanhou as equipes da secretaria e o serviço de recolhimento dos galhos caídos, até para colaborar com a agilidade da RGE no restabelecimento da energia para a população.

 

MATERIAIS

 

Está em andamento o levantamento da estrutura dos dois aviários de Airton Scheibig, na localidade de Canto Scheibig. A preocupação maior está relacionada à falta de matriais de construção. Como serão aviários iniciadores, cada lote poderá ter até 35 mil aves por aviário e entre seis e sete lotes por ano. A empresa integradora e parceira e a Nutrifrango, de Morro Reuter, que repassará as informações técnicas necessárias ao produtor. Serão mais de 20 aviários que o município tem, o que deve contribuir bastante com o desenvolvimento do município.

 

100 MIL

 

O número de mudas de acácia encomendadas na parceria da Prefeitura com a empresa Seta, de Estância Velha, alcança o patamar de 100 mil. Cada produtor pagará apenas o equivalente ao frete, cujo valor é R$ 15 o milheiro de tubete, laminado ou torrão. Os pedidos ainda estão em aberto e podem ser feitos na Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente, junto à Prefeitura.

 

FRUTÍFERAS

 

Também continuam em aberto os pedidos para os produtores interessados em adquirir mudas frutíferas. O secretário Cristiano Nienov destaca que a maior fatia das encomendas refere-se às mudas de cítricos, em geral laranjas e bergamotas. Mas também podem ser requeridas outras frutíferas. São novas opções que os produtores encontram para agregar renda à propriedade familiar rural.

 

REBANHO

 

Foi estendido o prazo para o cadastramento obrigatório do rebanho. É imprescindível que os produtores apresentem dados referentes a nascimentos, mortes e vendas dos animais existentes na propriedade. O produtor rural deve levar documentos pessoais e responder o questionário sobre os rebanhos. Ainda que não tenha animal, mas a propriedade já teve e vendeu ou abateu, é importante informar, pois a Inspetoria Veterinária possui registros. Os produtores devem ir até a Prefeitura e falar com a funcionária Jane, responsável por essa parte.

 

RETORNO

 

Os integrantes do Grupo da Terceira Idade Veilchenbeet aguardam com ansiedade o retorno das atividades junto ao Centro de Convivência. Contudo, a determinação oficial e que continuem aguardando, pois a pandemia ainda assombra os municípios. Todo o cuidado é pouco, como o distanciamento e uso de máscara. Mesmo quem está vacina deve permanecer em alerta total.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário