Coluna Linha Nova

Linha Nova: vai ficar nota 10, paciência, turismo, interior, avicultura, imigração

16/07/2021 - 06h35min

Atualizada em 16/07/2021 - 13h36min

Cândido Nascimento

 

VAI FICAR NOTA 10

Uma coisa que me chamou a atenção e, acredito, de todos os moradores e de quem precisa ir e vir para Linha Nova, foi a presença maciça de homens e máquinas na rua 25 de Julho. Ali está sendo feita uma mega-operação tapa-buracos, após um período no qual o tráfego era bem lento devido ao desgaste de asfalto e os buracos formados pela constante passagem de caminhões pesados. Assim que estiver pronto, vai ser nota 10. Eu pude ver de perto e observei o cuidado que tiveram em fazer uma boa base com pedras (rachões) para posterior colocação de base e a camada de asfalto de 5 cm.

 

PACIÊNCIA

O prefeito Henrique Petry comentou que a empresa é de Caxias do Sul, e pediu um pouco de paciência para todos que utilizam essa via diariamente para ir ou voltar do trabalho, se deslocar das suas casas para o centro e vice-versa, até que tudo fique pronto. Além de fazer o escoamento de safra e o transporte de aves, rações, implementos, esterco e adubo para as plantações. São coisas importantes para o desenvolvimento do município.

 

TURISMO

Outra coisa que é bom lembrar, é a importância da 25 de Julho para o Turismo do Município, que é o Berço das Cervejarias do Rio Grande do Sul. Temos aquela vista maravilhosa dos montes, através do Mirante, onde quem vem de fora se obriga a dar uma paradinha. Uma parceria com os proprietários dessa área para a construção de uma espécie de espaço aberto e com telhado e talvez venda de artesanato e flores, poderia dar uma impulsionada no turismo e nos negócios. Mas é só uma ideia. Temos o Parque Municipal, a Igreja Evangélica, a Praça das Águas, a antiga Cervejaria Ritter, os Caminhos Spassweg, as flores e as belezas das nossas localidades do interior, que realmente vale a pena conhecer. O nome, traduzido é “Caminho da Diversão” ou “Caminho Prazeroso”.

 

INTERIOR

Estive recentemente no Roseiral e acho um lugar bem bonito de se ver e se viver. Também estive no Canto Scheibig e, para falar a verdade, também acho um belo caminho, com flores, muito verde e uma paisagem repleta de plantações e que começa a ter aviários em construção, que ficam prontos em breve. Isso demonstra o investimento que vem sendo feito nesse segmento de aves pela municipalidade. Aliás, penso que as terraplanagens são um grande incentivo para os empreendedores.

 

AVICULTURA

A avicultura vem em uma linha crescente nos últimos anos, com 31 aviários instalados no município, e 5 milhões de aves alojadas, segundo dados da Secretaria Municipal da Agricultura. Como outros quatro aviários estão.

IMIGRAÇÃO

A Comunidade Evangélica vai realizar a promoção de “Almoço para levar”, no dia 25 de julho, em comemoração ao Dia da Imigração Alemã e o Dia do Colono e Motorista. No cardápio terá galeto, arroz carreteiro, pão e salada. O cartão custa R$ 25 e a retirada será das 11h até as 12h30 na Casa da Oase, ao lado da igreja. A aquisição será somente antecipada, até dia 18 de julho, na Paróquia, na lotérica ou com o presbitério.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário