Coluna Nova Petrópolis

Nova Petrópolis: nota 8 para a cidade, pode melhorar e cidades menores

06/01/2021 - 11h17min

Atualizada em 11/01/2021 - 10h29min

Raul Petry – colunistas@odiario.net

NOTA 8

No final de 2020 a Secretaria de Planejamento do Estado publicou os números do IDESE (Índice de Desenvolvimento Econômico). É uma espécie de IDH dos municípios gaúchos e, igualmente, varia de zero a um. Nova Petrópolis aparece na posição nº 46 do Estado, com o resultado de 0,821. Para 99% dos brasileiros, seria um sonho viver num município nota 8. Para muitos, a realidade é um nota 5 ou, no máximo, 6.

PODE MELHORAR

Mas há um detalhe ao qual Nova Petrópolis precisa se ater, que é onde ele ainda pode melhorar no IDESE. O estudo é formado pela soma de três indicadores: educação, saúde e renda. Todos sabem que Nova Petrópolis vai muito bem na educação. No IDESE de 2018, novamente, a cidade tem a segunda melhor nota do Estado, atrás de Picada Café, que geralmente é o município campeão do Estado nessa área. Na saúde e na renda, obviamente não estamos mal, mas há espaço para melhorar, principalmente no quesito renda, que tem nota 0,737. Na saúde o índice é 0,869.

CIDADES MENORES

Dizem que “estatística é a arte de apertar os números até que eles confessem”. Ou seja, procura até achar o resultado esperado. No caso dos estudos que comparam municípios, é sempre interessante respeitar o parâmetro da população, agrupando municípios do mesmo tamanho demográfico. A plataforma em que o IDESE 2018 é apresentada permite usar a população como parâmetro, mas isso não ajuda Nova Petrópolis. Considerando só os municípios gaúchos com 25 mil habitantes, ou menos, a posição de Nova Petrópolis é 38ª. A explicação está no fato de que os municípios pequenos são justamente os que mais pontuam no IDESE. E é fácil de entender. A qualidade de vida está nos municípios pequenos, principalmente aqui no Rio Grande do Sul.

ROÇADAS

Segunda-feira foi o primeiro dia útil da nova gestão municipal e algumas pessoas comentaram sobre as roçadas. A área central da cidade está entregue ao capim e é preciso que se parta para a ação urgentemente, pois o verão está só começando e, para o deleite do capim, está chovendo com boa regularidade para essa época em Nova Petrópolis. A roçada feita hoje precisa ser repetida em poucas semanas. Mas parece que a Secretaria de Obras já começou priorizando este serviço e na segunda-feira diversas equipes foram vistas roçando canteiros no centro.

MIL CASOS POSITIVOS

Além do fato inédito de duas mortes por Covid-19 no mesmo dia, no final de 2020, Nova Petrópolis alcançou outra marca grave da pandemia. Já são mais de 1000 casos positivos no município. A marca foi atingida entre os dias 29 e 30 de dezembro. No boletim diário de 30 de dezembro já constavam 1.004 casos positivos. Isso significa que aproximadamente 4,5% da população local possui uma suposta imunidade. Se as estimativas lá do início da pandemia estiverem certas, cada teste positivo representa outros tantos casos não detectados. Então talvez a imunidade em Nova Petrópolis já esteja na casa dos 15%.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário