Coluna Nova Petrópolis

Nova Petrópolis: 1º de abril, não é mentira, mais testes, sem justificativa, fiscalização e parâmetro

01/04/2021 - 06h10min

Raul Petry – colunistas@odiario.net

 

1º DE ABRIL

Comenta-se que hoje o governador Eduardo Leite pode fazer algum anúncio de flexibilizações, principalmente no que diz respeito aos estabelecimentos autorizados a abrir aos finais de semana. É aguardar e ver…

NÃO É MENTIRA

O que é certo é que o governador Eduardo Leite liberou R$ 4,4 milhões para que os municípios contratem mais fiscais e intensifiquem as ações. Ele acha que é simples assim. Claro que o dinheiro ajuda. Mas a fiscalização requer profissionais preparados, ainda mais no atual momento. Não se pode sair contratando os primeiros que aparecem. Para sair num sábado de manhã e pedir o fechamento para empresários que não querem fechar, tem que ter alguma experiência e, principalmente, a cabeça no lugar.

MAIS TESTES

O presidente da Acinp, Marcos Alexandre Streck, sugere que esse dinheiro seja usado para a aquisição de testes na rede privada. Segundo ele, os testes PCR do Lacen estão demorando até uma semana para ter resultado, ao passo que nas farmácias o resultado sai no mesmo dia. O dirigente relaciona essa demora do Lacen ao fato de que muitas pessoas com Covid-19 estão saindo de casa. A pessoa precisa trabalhar, mas é orientada a ficar vários dias em casa para saber se está doente, ou não. O raciocínio de Streck faz sentido.

SEM JUSTIFICATIVA

Numa situação de pandemia, mesmo as pessoas com suspeita da doença deveriam ficar em casa, em isolamento. Mas não vivemos em um mundo ideal. Então é preciso haver controle, a começar por aquelas pessoas que têm teste positivo para a Covid-19. Há relatos de que o funcionário de uma grande empresa da cidade ficou feliz ao testar positivo, pois foi dispensado do serviço e pôde fazer uma extra trabalhando duas semanas como servente em uma obra.

FISCALIZAÇÃO

Fiscalizar se as pessoas que testaram positivo estão mesmo em isolamento é uma ação que certamente agradaria a gregos e troianos. Na terça-feira, o boletim da Secretaria da Saúde apontava 27 pessoas em isolamento domiciliar por causa da Covid-19. É um número pequeno, diante do que tivemos há poucas semanas. Então que tal uma força-tarefa judicial indo na casa dessas pessoas e conferindo se o fulano está mesmo em isolamento? Isso mesmo, eu falei judicial! Para mim, a Justiça e a Promotoria deveriam se envolver diretamente nessa tarefa de manter os positivados dentro de suas casas. Se o maluco não fica em casa por causa do atestado médico, que seja por ordem judicial.

PARÂMETRO

Os empresários e profissionais liberais que lacraram a Prefeitura no fim de semana reivindicam o direito de trabalhar também aos finais de semana. Para tanto, prometem cumprir todos os protocolos. A pergunta é: já estão mantendo esses protocolos em dias de semana, quando podem abrir? Eis uma resposta que a fiscalização municipal poderia nos dar. Poderia ser até um parâmetro para o governador para futuras flexibilizações.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário