Conecte-se conosco

Coluna Nova Petrópolis

Nova Petrópolis: araucária, rua Alpenstrasse, uma única araucária, a lei prejudica e mais cortes

31/03/2021 - 06h10min

Raul Petry – [email protected]

 

ARAUCÁRIA

Semana passada a Prefeitura cortou uma araucária na margem da rua Alpenstrasse, no bairro Alpina, e foi interessante ver a repercussão entre os moradores. O Diário acompanhou. Primeiro um morador contrariado por causa da perda da árvore, que segundo ele, tinha mais de 100 anos. Depois outro morador se colocou favorável, pois o corte era para permitir o alargamento da rua. A propósito, a árvore estava situada dentro da faixa da rua. Além de mais segurança, o alargamento permite fazer valetas melhores, o que também contribui para a qualidade da via.

RUA ALPENSTRASSE

De uns anos para cá, é comum o Diário ser chamado pelos moradores da rua Alpenstrasse para registrar a precariedade da via depois da chuva. E a causa do problema todo é a precariedade do sistema de drenagem pluvial, as populares valetas. Sem valetas, a água corre pelo meio da rua, deixando-a completamente lavada. A erosão já chegou a causar estragos significativos e algumas vezes os moradores ficavam sem poder entrar de carro em suas casas. Neste sentido, é bom saber que essa rua finalmente passará a ter valetas de verdade.

UMA ÚNICA ARAUCÁRIA

Não pode uma única araucária ser um empecilho para tantas melhorias que a rua Alpenstrasse irá receber. Nada contra as araucárias, que são muito bonitas e caracterizam a Serra Gaúcha e a Região Sul do Brasil como um todo. E quem não gosta de um pinhão? Mas, salvo raras exceções, uma única árvore sempre será substituível e pode sim ser cortada em nome de um bem maior. E por falar em substituir, para poder cortar aquela araucária no bairro Alpina, a Prefeitura terá que fazer uma compensação, plantando 15 mudas da mesma espécie.

A LEI PREJUDICA

Para a Prefeitura deve ser mais fácil conseguir a licença para derrubar uma araucária, já que é ela mesma que cuida dos trâmites burocráticos. Já um agricultor, se quiser cortar uma dessas árvores em sua propriedade, terá que gastar algumas horas com a burocracia. E sempre estará correndo o risco de fazer alguma coisinha errada e ser multado. Para os produtores rurais é preciso ter muito cuidado com as araucárias. Os galhos secos não podem cair nas áreas onde fica o gado bovino. Os animais podem vir a morrer se aspirarem as grimpas (folhas). Então o que os colonos fazem quando enxergam um pé de araucária novo em uma área útil de sua propriedade? Cortam antes que ele cresça. É assim que, em vez de proteger, a legislação ambiental acaba prejudicando as araucárias em nosso interior.

MAIS CORTES

Parece que ontem a Prefeitura faria mais cortes de araucárias. Desta vez, na região da pracinha do Pousada da Neve. Por lá haveria uma araucária já inclinada, prestes a cair. Meses atrás, durante uma chuva forte, no mesmo lugar, parte de uma araucária caiu por cima da creche que existe ali. Olha o perigo…

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.