Coluna Nova Petrópolis

Nova Petrópolis: carro elétrico, Nova Petrópolis, Gás Natural, inovações, matriz energética, o problema, uma solução

30/08/2021 - 06h05min

Atualizada em 30/08/2021 - 12h07min

Raul Petry – colunistas@odiario.net

 

CARRO ELÉTRICO

Estão repercutindo bastante as notícias de que a região é o lugar escolhido para 1ª Rota do Veículo Elétrico no Rio Grande do Sul. A iniciativa, que tem apoio da Sicredi Pioneira RS, consiste na oferta de estações para recarga de carros e motos com motor movido a energia elétrica. Não por acaso, o lugar escolhida é uma espécie de triângulo entre a Região Metropolitana, a Serra e o Litoral. Boa parte do turismo e do PIB estão concentrados nessa parte do Estado. E a notícia boa para Nova Petrópolis é que a cidade está entre as 15 que deverão ter estações de recarga para veículos elétricos. A escolha certamente tem relação com o Sicredi, mas também porque Nova Petrópolis tem uma posição muito estratégica no mapa do turismo e da economia.

 

NOVA PETRÓPOLIS

Não consegui descobrir em que lugar de Nova Petrópolis ficará a estação de recarga para veículos elétricos. Já se sabe que haverá uma no Posto Fagundes, em Vila Cristina, e outra no Café Tainhas, em São Francisco de Paula.

 

GÁS NATURAL

Sábado fizemos caminhada no interior de Igrejinha e Taquara e uma das coisas que me chamaram a atenção por lá foi a rede de distribuição de gás natural da Sulgás, que vai levar o combustível alternativo até Gramado. O gasoduto já chegou até Três Coroas. Ao longo de 2021, a Sulgás realiza obras dentro da cidade de Gramado, para uma futura interligação e o início do abastecimento canalizado.

 

INOVAÇÕES

Carros elétricos ou com adaptação para GNV são inovações que vêm para melhorar a vida das pessoas. E é um caminho sem volta. Vale o mesmo para estacionamento rotativo, cercamento eletrônico, CNH e CRLV digital, monitoramento remoto por GPS, Uber (o verdadeiro, não os transportadores clandestinos que tem por aí)… O passo seguinte é o carro autônomo, sem motorista. Pode apostar.

 

MATRIZ ENERGÉTICA

A diversificação da matriz energética é ainda mais salutar quando se leva em consideração o preço alto da gasolina. O GNV é muito mais barato e polui menos do que a gasolina.

 

O PROBLEMA

Já no caso do carro elétrico, há um problema a ser considerado. Ele reside justamente na oferta desse recurso básico, que é a energia elétrica. Hoje o Brasil corre risco de racionamento e o preço da energia elétrica não para de subir. Como vamos pensar em abastecer carros, se para este verão não temos energia suficiente para os ar condicionados?

 

UMA SOLUÇÃO

Nesse contexto, cresce ainda mais a importância da energia solar. Entre todas as alternativas de energia renovável, a solar é a mais presente na região. Em Nova Petrópolis já são inúmeros telhados equipados com as inconfundíveis placas. É outro caminho sem volta.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário