Coluna Nova Petrópolis
Nova Petrópolis: Caxias do Sul, outros prefeitos, decisões políticas, Caminhos de Caravaggio, Vale Real
Raul Petry – colunistas@odiario.net
CAXIAS DO SUL
Os municípios da Região das Hortênsias estão tomando uma decisão importante. Precisam definir se Caxias do Sul fica ou sai da Região Turística das Hortênsias. A tendência é de saída, pois de fato Caxias tem pouco a ver com a cultura e a economia das cidades da Região das Hortênsias. Tudo bem que é um importante polo econômico e tem potencial turístico. Mas as diferenças são muitas.
OUTROS PREFEITOS
Mas só as diferenças não seriam suficientes para a tomada desta decisão. No passado também se sabia das diferenças e mesmo assim houve a inclusão. Um passado recente, sublinhe-se. O que importa mais é a vontade política. Agora cidades como Gramado, Canela, Nova Petrópolis e até Caxias do Sul têm outros prefeitos. É daí que vem a tendência pela saída.
DECISÕES POLÍTICAS
A região das Hortênsias é uma unidade administrativa do Ministério do Turismo. O mesmo vale para o Vale Germânico, criado recentemente e que envolve Ivoti e Dois Irmãos. Aqui perto existe também a Região Uva e Vinho, da qual Caxias do Sul saiu e provavelmente terá que pedir para voltar. Não se trata de roteiros turísticos como é o caso da Rota Romântica. São situações bem diferentes. Mas em ambos os casos, a política costuma ser um risco. Muito já se falou em ampliar a Rota Romântica, incluindo cidades do Vale do Sinos, Caí e Paranhana. Coisas de políticos e a sua necessidade insaciável de agradar todo mundo a qualquer custo. Se deixar na mão deles, logo todos os municípios estarão incluídos em todas as regiões e em todos os roteiros.
CAMINHOS DE CARAVAGGIO
É claro que uma ampliação de um roteiro ou região turística pode vir a ser positiva. Mas é preciso ter bastante cuidado. Tem aí um bom exemplo do Caminhos de Caravaggio, que é um roteiro de peregrinação de 200 quilômetros, que liga Canela a Farroupilha e passa por Gramado, Nova Petrópolis e Caxias do Sul. Eu mesmo pretendo fazer essa caminhada daqui umas semanas. Pelo que se vê, é um projeto que deu certo, com muitas pessoas participando. Parte dessas pessoas inclusive vem de outros estados. Só que agora o deputado estadual Elton Weber (PSB) apresentou um projeto de lei para incluir o município de Vale Real no roteiro.
VALE REAL
O consórcio de municípios que originou os Caminhos de Caravaggio foi instituído por uma lei estadual. Por isso, os deputados ou o próprio governador podem apresentar projetos de lei propondo alterações. Contudo, mesmo que a entrada de Vale Real proporcione algum acréscimo ao roteiro, a ideia de mudar o que está dando certo é sempre um grande risco. E é bom lembrar que o projeto surgiu por vontade e iniciativa dos próprios municípios. Será que os cinco integrantes são favoráveis à entrada de Vale Real?