Coluna Nova Petrópolis
Nova Petrópolis: concessão, bloco1, governo em ação, audiências públicas, duplicação, trevos e retornos, concorrência
Raul Petry – [email protected]
CONCESSÃO
Terça-feira os prefeitos e outras autoridades da Região das Hortênsias participaram de uma reunião virtual com o Governo do Estado para tratar do projeto de concessão das estradas estaduais. De Nova Petrópolis participaram o prefeito Jorge Darlei Wolf, o presidente da Câmara de Vereadores, Daniel Michaelsen (MDB), e o deputado estadual Elton Weber (PSB).
BLOCO 1
No Estado são mais de 1.000 quilômetros de estradas que passarão para a iniciativa privada. Na Região das Hortênsias, em torno de 460 quilômetros de estradas, incluindo a ERS-235. Esses 460 quilômetros fazem parte do Bloco 1 do projeto de concessão, o que dá a entender que serão os primeiros. Tomara…
GOVERNO EM AÇÃO
O Governo do Estado prevê que em julho já acontecerão as audiências públicas para tratar dos projetos de concessão das estradas. Essa é uma ótima notícia. Parece que a pauta das concessões e privatizações finalmente está andando no governo Eduardo Leite. Semana passada foi vendida parte da CEEE e também trabalha para a privatização da Corsan. Sem estradas para administrar a EGR vai ser extinta. Quem diria!
AUDIÊNCIAS PÚBLICAS
Não só audiências públicas, mas uma série de ações precisam ser tomadas para garantir que se tenha bons projetos de concessão das estradas. Se descuidar pode aparecer algum monstrengo, o que é um perigo em se tratando de contratos longos. Estamos nos livrando da EGR justamente para deixar de ter incômodos.
DUPLICAÇÃO
Depois da reunião, os prefeitos da Região das Hortênsias enviaram um ofício ao Estado apontando algumas prioridades para os projetos de concessão das estradas. Entre elas, a duplicação do trecho da ERS-235, entre Nova Petrópolis e Gramado. Essa também é uma excelente notícia. Se a duplicação não estiver contemplada nesta próxima concessão, então ela nunca mais acontecerá. É claro que a duplicação não será feita de uma hora para outra. Provavelmente será feita por etapas. Mas é muito bom que se deixe claro desde já que haverá uma duplicação. Assim, o planejamento ao longo da ERS-235 já começa a respeitar as medidas originais da faixa. Quem for construir de agora em diante precisa saber disso.
TREVOS E RETORNOS
Um tema para que a comunidade e as autoridades pensem desde já: se a ERS-235 realmente for duplicada até Gramado, em que pontos ficarão os trevos, rótulas e retornos?
CONCORRÊNCIA
O documento enviado ao Estado também aponta como prioridade o asfaltamento do trecho entre Santa Maria do Herval e Gramado. Pode vir a ser uma concorrência para o turismo em Nova Petrópolis. Mas é cedo para afirmar.