Conecte-se conosco

Coluna Nova Petrópolis

Nova Petrópolis: coral fechado, cultura e saúde, mais de 50 corais, creche no Vale Verde, posto de saúde Pinhal Alto

09/11/2021 - 06h05min

Atualizada em 09/11/2021 - 09h27min

Raul Petry – [email protected]

 

CORAL FECHADO

Saiu a notícia no Diário a notícia de que o Coral 25 de Setembro, de Linha Nova, encerrou suas atividades após 48 anos. Um dos últimos atos da diretoria foi a entrega de doações para o Hospital Nova Petrópolis e para o Hospital Schlatter, da Feliz. Eis o ponto. A pandemia criou um problema para saúde, mas também para a cultura. Ou, melhor dizendo, acentuou problemas que já existiam. Como exemplo, podemos citar os pacientes deitados nos corredores dos hospitais. Isso bem antes de março de 2020. Pelo lado da cultura, a dificuldade em se manter grupos como o coral da cidade vizinha, que infelizmente não conseguiu resistir às dificuldades.

 

CULTURA E SAÚDE

Mas e o que uma coisa tem a ver com a outra? É que muitos corais da nossa região fornecem apoio constante a entidades como a OASE, que é a responsável por manter o Hospital Nova Petrópolis. Não saberia dizer qual é o peso desse tipo de auxílio dentro do orçamento de um hospital. Mas eu sei que ele vem de muito tempo.

 

MAIS DE 50 CORAIS

Outro dia ouvi o prefeito Jorge Darlei Wolf comentando que Nova Petrópolis tem mais de 50 corais. É algo impressionante. Ivoti, que é uma cidade próxima e praticamente do mesmo número de habitantes, não tem tantos corais. É que em Nova Petrópolis o interior é maior. Existindo mais localidades, também existirão mais sociedades, comunidades religiosas, escolas, etc. É daí que vêm tantos corais. E será que quando for declarado o fim da pandemia ainda vão existir tantos corais em Nova Petrópolis? É uma preocupação que precisa existir.

 

CRECHE NO VALE VERDE

A Administração Municipal protocolou junto ao Governo Federal um projeto para a construção de creche no bairro Vale Verde. O prefeito Jorge Darlei Wolf e o vice-prefeito Martim Wissmann estiveram em Brasília entre os dias 25 e 27 de outubro. Com área de 879 metros quadrados e capacidade para atender até 120 crianças, a Emei Vale Verde deverá ser construída na área disponível junto à Escola Municipal de Ensino Fundamental Augusto Guilherme Gaedicke. O projeto foi cadastrado pela Prefeitura junto ao PAR (Programa de Ações Articuladas), do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação).

 

POSTO DE SAÚDE PINHAL ALTO

Outro projeto protocolado em Brasília é para a construção de um novo prédio para a Unidade Básica de Saúde Pinhal Alto. De acordo com o vice-prefeito e secretário municipal de Saúde e Assistência Social, Martim Wissmann, o projeto da nova UBS do Pinhal Alto prevê um investimento de R$ 900 mil. O local da obra ainda não está definido. O prédio atual foi inaugurado em setembro de 1996, quando o próprio Martim era secretário de saúde. Foi o primeiro posto de saúde do interior de Nova Petrópolis.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.