Coluna Nova Petrópolis
Nova Petrópolis: decepção, os parabéns I, os parabéns II, parabéns III, inverdade, abaixo-assinado
Raul Petry – colunistas@odiario.net
DECEPÇÃO
A Câmara de Vereadores de Nova Petrópolis protagonizou mais uma sessão decepcionante na noite de terça-feira, dia 5. Eu me refiro ao conjunto da obra, que foi uma sessão marcada pelo obscurantismo em relação à vacina. Os vereadores, de um modo geral, são políticos de plantão e só pensam nisso. Por isso têm medo de se indispor com uma minoria que é contra a vacina. Mesmo aqueles mais esclarecidos, que entendem a importância da campanha de vacinação, dão mil voltas para falar qualquer coisa.
OS PARABÉNS I
Um dos aspectos positivos da sessão foi a fala do presidente Daniel Michaelsen (MDB), que, depois de muitas semanas dessa discussão, foi o primeiro vereador a ocupar a tribuna para falar que a vacina é importante. Ufa! Aleluia! Sim, a vacina está sendo fundamental para a saída da pandemia. Sem a vacina nem haveria a necessidade de decreto municipal para os eventos, pois tudo continuaria com as portas fechadas, como era lá em abril. E as pessoas morrendo sem vagas nos hospitais. Então parabéns ao vereador Daniel pela referência que fez à vacina. Foi uma fala tímida, mas já é melhor que nada.
OS PARABÉNS II
A vereadora líder de governo, Kátia Zummach (PSDB), também se destacou positivamente ao ir à tribuna rebater as inverdades faladas anteriormente pelo colega Tarcísio Brescovit (Patriota). Kátia poderia ter feito uma defesa mais enfática do decreto do seu governo e da vacinação de um modo geral. Provavelmente a vereadora acredita na eficácia e na segurança das vacinas. Mas é que na platéia tinha gente “anti-vacina”, um grupo que é capaz até mesmo de dizer que o coronavírus não existe… Mas pelo menos Kátia não deixou o pronunciamento de Bresco sem a merecida contestação.
PARABÉNS III
Uma das melhores falas da sessão foi dada pelo vereador Claudio Gottschalk (PDT). Ele disse que até mesmo os seus cavalos e éguas precisam apresentar carteira de vacinação para participar de determinados eventos, como as cavalgadas e rodeios. Isso há muito tempo. Sensacional! Claudio acha que os vereadores deveriam ter sido perguntados sobre o decreto. Mas isso é outra discussão e o próprio vereador reconheceu que o prefeito é eleito para tomar este tipo de decisão.
INVERDADES
Bresco usou a tribuna para fazer uma fala completamente desconectada da realidade. Segundo o vereador, as pessoas precisarão apresentar a carteira de vacinação para frequentar lugares como igrejas, supermercados, restaurantes e o comércio. Nada disso procede. Passou vergonha diante da opinião pública. Kátia fez bem em repreender. Mas e cadê os demais vereadores? Será que estão compactuados com esse festival de inverdades?
ABAIXO-ASSINADO
Tenho dito que é apenas uma minoria da população que se opõe ao decreto da vacina. Bresco contestou e disse que cerca de 500 pessoas já assinaram um abaixo-assinado. Pois bem: diante do total de eleitores de Nova Petrópolis, 500 assinaturas representam 3%.