Coluna Nova Petrópolis
Nova Petrópolis: divisão, drive thru com DJ, o Dia do Governador, asfalto da BR-116, centro passa dia
Raul Petry – colunistas@odiario.net
DIVISÃO
O dia de hoje é um marco divisório na vacinação contra a Covid-19. De hoje em diante, quem tem mais de 18 anos e ainda não se vacinou, é porque não quer. Ou então porque ainda não pode, já que há casos em que a vacina precisa ser adiada em algumas semanas. E os mais jovens só tiveram a oportunidade de se vacinar nesta semana. Em todo caso, a partir de agora a vacinação de adultos adquire um novo caráter. Falta de vacina não é mais desculpa. E sejamos francos. Falta de tempo nunca foi uma desculpa aceitável. Estamos em meio a uma pandemia no mundo todo. Algo comparável ao esforço de uma guerra. Não adianta dizer que não tem alguns minutos para ir ao posto de saúde para se vacinar.
DRIVE THRU COM DJ
Ontem de noite teve um drive thru no Centro de Eventos para vacinar pessoas de 18 anos ou mais. Como envolve pessoas mais jovens, e como representou o fim de uma longa jornada de vacinação, teve música de DJ. Um dia antes, na terça, o drive thru para pessoas de 22 anos ou mais totalizou 462 vacinas aplicadas. Nos próximos dias a Prefeitura deve divulgar os resultados totais da vacinação. Mas é certo que hoje ainda devem ter quase 2.000 doses no estoque, já que na segunda-feira chegaram 3.228 doses. Quem ainda não recebeu a vacina, faça o favor…
O DIA DO GOVERNADOR
No fim das contas, o governador Eduardo Leite estava certo em sua mais recente previsão, de que até o dia 25 de agosto todos os gaúchos com mais de 18 anos teriam a oportunidade de receber pelo menos a primeira dose da vacina.
ASFALTO DA BR-116
Na coluna de ontem fizemos vários comentários sobre a região do Vale do Caí, especialmente Linha Temerária e Tirol. Mas ficou faltando uma observação importante, que é o estado ruim do asfalto da BR-116. Diferente do que se vê no trecho até Picada Café, o asfalto em direção a Caxias está muito danificado. Há muitos pontos irregulares, em que o motorista até acha que está andando em uma estrada de paralelepípedos. No trecho até Picada Café, que é o que eu conheço melhor, a pista não está aquelas maravilhas. Mas em direção a Caxias é muito pior.
CENTRO PASSA DIA
Os vereadores Daniel Michaelsen (MDB) e Josué Drechsler (MDB) apresentaram uma indicação para que o Executivo “estude a possibilidade de implantar um Centro Passa Dia para Idosos”. Ótima ideia, ainda mais com a boa argumentação feita pelos vereadores, demonstrando como esse investimento seria importante. Tudo certo. O que me aborrece toda vez que eu vejo uma sessão é a forma como os vereadores tratam uma mera indicação como essa. Quem olha, até acha que eles estão decidindo se o tal Centro Passa Dia vai ser construído ou não. Menos, senhores edis, bem menos… Mesmo que o conteúdo seja bom, uma indicação continua sendo só isso: uma indicação.