Coluna Nova Petrópolis
Nova Petrópolis: economia x saúde, a demora dos testes, as farmácias têm testes e aumentar o controle
Raul Petry – [email protected]
ECONOMIA X SAÚDE
De forma alguma estou aqui defendendo um embate entre saúde e economia. É o contrário. Não precisamos abrir mão de um deles para ter o outro. Como a pandemia não tem data para terminar, vamos ter que aprender a conciliar economia e saúde em nossas novas vidas. E essa é uma questão que vai muito além de abrir ou fechar as lojas, como pode ser visto no exemplo que vem a seguir.
A DEMORA DOS TESTES
Pelo lado da saúde existe uma reclamação crescente de que as pessoas com sintomas, suspeita ou confirmação de Covid-19 não estão respeitando o isolamento. Essa pode ser uma das explicações para o profundo agravamento que se teve nas últimas cinco semanas. Muitos positivados continuam saindo de casa. Quando se fala disso, logo vem o contra-argumento: os resultados dos testes PCR estão demorando demais. Em alguns casos, mais de uma semana. O presidente da Acinp, Marcos Alexandre Streck, já chamou a atenção para isso. A pessoa começa a apresentar sintomas de Covid e é mandada ficar em casa, junto com os seus familiares, muitas vezes sem saber se está mesmo com a doença ou não. Talvez seja um autônomo, que precisa trabalhar para garantir o sustento de sua família. Na dúvida, a menos que esteja se sentindo muito mal, esse autônomo irá trabalhar sim. Se for empregado de uma empresa, essa pessoa ficará de atestado médico e é o patrão que irá pagar mais essa conta. Como se a maioria das empresas já não estivessem suficientemente estranguladas.
AS FARMÁCIAS TÊM TESTES
Os testes PCR estão demorando porque dependem do Laboratório Central do Estado (Lacen), que obviamente está sobrecarregado. Mas existe uma saída muito simples e rápida, que são as farmácias, que oferecem testes a preços acessíveis e com resultado em 15 minutos. Antes se dizia que os testes rápidos não são confiáveis, pois são grandes as chances de um “falso positivo” ou “falso negativo”. Daí a preferência pelo PCR. Mas agora as farmácias contam com um teste intermediário, que é o antígeno. Assim como o PCR, ele é realizado com a coleta de material com cotonete. Mas é mais barato e fica pronto rapidamente. Por que raios as Prefeituras não contratam as farmácias para dar um jeito nessa demora nos testes? Dinheiro existe (até porque os testes nem são tão caros assim). Vontade, lamentavelmente, não existe. Acelerar a testagem também é uma forma de ajudar as empresas.
AUMENTAR O CONTROLE
Uma vez agilizada a testagem dos casos suspeitos e de seus familiares, aí sim seria o caso de se intensificar a cobrança sobre aqueles que deveriam ficar em casa. Se um batalhão de fiscais e policiais pode ir em um restaurante, também pode ir na casa de um paciente positivo ver se ele realmente está dentro de sua casa. Também é uma questão de saúde pública e protocolo. E olha que Nova Petrópolis terminou a semana passada com apenas seis pessoas em isolamento domiciliar por causa da Covid-19. Nem me lembro da última vez em que este número esteve tão baixo. Isso obviamente é um mérito para a saúde pública. Mas, por outro lado, eram 60 pessoas na lista de suspeitos, aguardando resultado de exame. A proporção diz tudo.