Coluna Nova Petrópolis
Nova Petrópolis: Frülingsfest, caminhadas, rua Torta, roçada na temerária, bilhete premiado
Raul Petry – colunistas@odiario.net
FRÜHLINGSFEST
Ontem a Prefeitura divulgou a programação oficial do Festival da Primavera, entre 10 e 20 de setembro. O “Frülingsfest” tem extensa programação, principalmente com apresentações musicais na Rua Coberta e oficinas de diferentes assuntos. As apresentações musicais, inclusive, são o diferencial desta edição. Desde que começou a pandemia, os eventos só podiam ter shows musicais online. E convenhamos: as famosas lives foram algo que serviu para quebrar o galho na pandemia, mas não se comparam aos shows presenciais. No Festival da Primavera isso começará a mudar. Serão 15 apresentações, de diferentes estilos, ao longo dos 11 dias do evento.
CAMINHADAS
Como já é tradição nos grandes eventos de Nova Petrópolis, a programação do Festival da Primavera contará com três caminhadas. A primeira será a Caminhada Observação de Aves, promovida pelo Clube de Observadores de Aves da Serra Gaúcha, acontecerá no dia 11 de setembro (contato pelo número 54-98128-7481). Outras duas caminhadas serão organizadas pela Associação Tchon Ji: Caminhada Ninho das Águias, no dia 11; e Caminhada ao Panelão, no dia 19. O contato é pelo número (54) 99109-5073.
RUA TORTA
No dia de ontem, funcionários da Prefeitura foram vistos trabalhando novamente na Rua Torta, que é um projeto que andou meio parado, mas que pelo visto voltará a andar. A julgar pela Rua Torta que já existe em Gramado, e pela forma como Nova Petrópolis está construindo a sua versão, essa será uma novidade de muito sucesso entre os turistas.
ROÇADA NA TEMERÁRIA
Aleluia! O Daer finalmente começou a mostrar alguma disposição para autorizar a Prefeitura a fazer a roçada da VRS-827, em Linha Temerária. Semana passada o vice-prefeito Martim Wissmann e o secretário Bruno Seger estiveram em Porto Alegre para entregar os documentos necessários. Agora vamos ver quantos dias, semanas ou meses o Daer precisa para analisar a papelada e dar o tão esperado aval. Com certeza será um tempo maior do que o necessário para o serviço de roçada em si, que não deve exigir mais que três dias da Secretaria de Obras.
BILHETE PREMIADO
Ontem consumou-se em Nova Petrópolis mais um golpe do bilhete premiado, no qual uma idosa perdeu R$ 60 mil. O golpe é muito velho e as opiniões a respeito dele se dividem. Ao que tudo indica, neste caso a vítima agiu de boa fé, querendo ajudar um desconhecido. Este é o ponto. O tempo de querer ajudar desconhecidos na rua infelizmente passou. Isso deve ser algo difícil de compreender para quem passou a vida toda numa cidade tranquila e até certo ponto famosa justamente por essa característica, das pessoas que gostam de se ajudar. Fica o alerta: os bandidos estavam transitando tranquilamente, aqui, entre nós, até encontrarem uma vítima para fazer a abordagem.