Coluna Nova Petrópolis
Nova Petrópolis: Influenza, uma diferença, primeira etapa, 14 dias de diferença, 100 dias: saúde, avaliação e 100 dias: outras áreas
Raul Petry – [email protected]
INFLUENZA
Hoje começa nos postos de saúde a vacinação contra a gripe, também chamada de influenza. Tinha muita gente preocupada com essa vacina, que poderia ser deixada de lado ou nem existir, dada a gravidade da pandemia da Covid-19. Para nosso alívio, aí está a boa e velha vacinação contra a gripe, começando hoje.
UMA DIFERENÇA
Em outros anos, a vacina contra a gripe era distribuída aos municípios em grandes lotes. Neste ano será mais fracionado, com pequenas remessas. A primeira delas, recebida por Nova Petrópolis na sexta-feira, tem 570 doses. Isso para começar a vacinar um grupo que tem aproximadamente 2.000 pessoas.
PRIMEIRA ETAPA
Essas cerca de 2.000 pessoas que fazem parte do primeiro grupo a ser vacinado, a partir de hoje, são as crianças (de seis meses até seis anos), mulheres grávidas, mulheres que tiveram parto recente e profissionais da saúde.
14 DIAS DE DIFERENÇA
Precisa ser respeitada uma diferença de 14 dias entre as vacinas da Covid-19 e da gripe. O que se diz, por motivos óbvios, é que a vacina que previne o coronavírus tem prioridade. Talvez seja por isso que os idosos não estejam entre os primeiros a receber a vacina contra a gripe. Em breve, todas as pessoas com mais de 60 anos terão a vacina contra a Covid-19. Aí poderão receber a vacina contra a gripe com muito mais tranquilidade.
100 DIAS: SAÚDE
Por tradição, ao completar os primeiros cem dias de governo, os prefeitos vão a público e apresentam um balanço do que fizeram nesse período inicial. No dia 10 de abril quase todos os prefeitos destacaram suas ações na área da saúde. E nem poderia ser diferente. O prefeito Jorge Darlei Wolf destacou a forma como a vacinação contra a Covid-19 está sendo realizada, com muita agilidade e organização. Além disso, citou o suporte que a Prefeitura vem dando ao Hospital Nova Petrópolis. E essa não é uma notícia de agora. Conforme uma notícia do dia 16 de março, neste ano o Município já ajudou o hospital com dinheiro, cedência de profissionais, empréstimo de equipamentos novos e compra de insumos e medicamentos.
AVALIAÇÃO
Pode-se dizer que Nova Petrópolis mantém bons números na pandemia, comparando-se com outros municípios. O número de testes realizados não é baixo, mas deveria ser maior ainda, principalmente através de convênios com a rede privada, que dá os resultados muito mais rapidamente. Deveria haver uma verdadeira caça aos casos positivos. Busca ativa de casas. Isso não acontece em Nova Petrópolis e em lugar algum.
100 DIAS: OUTRAS ÁREAS
É claro que os cem primeiros dias de Jorge Darlei Wolf na Prefeitura têm destaques em outras áreas além da saúde. Destes outros temas nós falaremos nas próximas colunas. Será abordado um tema por dia, começando hoje pela saúde. Seguiremos assim até o dia 20 de abril, quando o Diário receberá Darlei para uma entrevista ao vivo sobre os cem dias de governo. A entrevista acontecerá às 19h e será transmitida pela página do Diário Facebook, o conhecido ODIARIONET. Estão todos convidados desde já!