Coluna Nova Petrópolis

Nova Petrópolis: Jorge Loesch, contrato de experiência, contra o empréstimo, secretário adjunto, o novo secretário e tecnologia de ponta

26/03/2021 - 06h10min

Raul Petry – colunistas@odiario.net
JORGE LOESCH

É surpreendente a saída de Jorge Loesch do cargo de secretário da Fazenda. Ele anunciou nesta semana que pretende ficar só até o fim deste mês. Totalizará três meses no cargo. Três meses costuma ser o tempo dos contratos de experiência nas empresas. Parece ser uma boa analogia: a experiência não agradou o secretário.

CONTRATO DE EXPERIÊNCIA

Lendo a nota que Jorge Loesch enviou para a imprensa é possível deduzir que ele não teve problemas políticos ou de relacionamento no governo de Darlei Wolf. Ele inclusive faz elogios à administração municipal. Em seu comunicado, o advogado diz que prefere dedicar-se à sua profissão na iniciativa privada.

CONTRA O EMPRÉSTIMO

Nestes três meses de trabalho, a principal marca de Jorge Loesch frente à Secretaria da Fazenda foi a sua oposição frontal ao empréstimo de R$ 14 milhões que a Prefeitura fez em 2020. E não foi uma oposição vazia, mas com números e argumentos sólidos. O secretário demonstrou que havia dinheiro em caixa e, mesmo assim, a antiga administração foi pegar emprestado na Caixa, optando por pagar um juro de mais de R$ 1.000,00 por dia.

SECRETÁRIO ADJUNTO

Se o pedido de exoneração de Jorge Loesch tivesse acontecido no governo passado, já haveria um candidato natural para substituí-lo. É que até o ano passado existia o cargo de secretário-adjunto da Fazenda. Era uma espécie de “número dois”, em uma pasta que mal e mal tem trabalho para o “número um”. O cargo de adjunto foi extinto na primeira semana de governo de Darlei Wolf.

O NOVO SECRETÁRIO

Sem um adjunto não existe essa sucessão natural. Então Darlei e os demais políticos da base do governo devem ir em busca de um substituto de um novo secretário da Fazenda. Dois nomes estão na boca do povo: Nei Schneider e Rúbia Michaelsen. Nei tem o seu problema de saúde, que inclusive o afastou do cargo de vereador. Rúbia está em licença maternidade, ainda pela Prefeitura de Picada Café. São dois nomes difíceis e, sem eles, há uma absoluta incerteza.

TECNOLOGIA DE PONTA

Dias atrás tive a oportunidade de conhecer um pouco do setor de tecnologia da Prefeitura. O investimento deve ter sido alto, mas é inegável que a administração está muito bem estruturada. Prédios públicos como escolas e postos de saúde contam com monitoramento de câmeras de alta resolução. A frota de veículos da Prefeitura também é monitorada, graças a um sistema por satélite. Até os xerox que os funcionários da Prefeitura fazem são controlados através de um sistema próprio. Fiquei surpreso com tanta tecnologia em um órgão público. Assim como fiquei surpreso com a saída de Jorge Loesch da Prefeitura.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário