Coluna Nova Petrópolis
Nova Petrópolis: lucidez, por exemplo, interesse público, função importante, a explicação, Siegfried Dreschsler
Raul Petry – colunistas@odiario.net
LUCIDEZ
Josué Drechsler é um vereador da nova geração, talvez não muito preocupado com a própria reeleição. Na última sessão da Câmara, tais circunstâncias o levaram a chamar a atenção dos colegas para a aberração que acontece com os pedidos de providências. Não o teor dos pedidos em si, mas a forma absurda como eles tramitam no Legislativo.
POR EXEMPLO
Se você pedir para um vereador que ele providencie uma roçada perto da sua casa, pode esperar sentado. Primeiro porque vai demorar uma semana para que esse pedido entre na Câmara. Depois mais duas semanas até que o pedido seja aprovado pelos vereadores. Isso mesmo! Os vereadores ficam sentados em cima de um pedido simples, como uma roçada, por duas semanas, até ele finalmente ser votado. Isso mesmo! Eles votam se vão fazer um pedido de roçada, ou não. Só daí, se aprovado, o pedido é enviado ao prefeito. E são só duas semanas porque todos os pedidos de providências tramitam em regime de urgência. Do contrário seriam três semanas, ou mais!
INTERESSE PÚBLICO
A pergunta que não quer calar é: qual é, realmente, o interesse público envolvido em um pedido de providências como o de uma roçada? Acertou quem respondeu que o real interesse público está na celeridade. Ou seja, atendimento o mais rápido possível. Então o que explica os vereadores ficarem sentados em cima de um pedido simples desses por duas semanas, ou mais?
FUNÇÃO IMPORTANTE
Como escolhidos do povo, os vereadores têm a importante função de apontar os problemas do dia a dia do município. Aí entram coisas como roçadas, pinturas de meio fio, reparo de buracos no asfalto, lâmpadas queimadas, substituição de placas de trânsito, etc. O ideal até seria o vereador fazer o pedido diretamente ao setor competente na Prefeitura. Talvez a solução já viesse no mesmo dia. Mas sabemos como é a política. Então é bom que os pedidos fiquem registrados no Legislativo. Mas nunca por mais de uma semana.
A EXPLICAÇÃO
Simplificar a forma como os pedidos de providências tramitam na Câmara de Vereadores é uma luta antiga do Diário. E por que isso nunca mudou? Porque 75% dos vereadores preferem se promover em cima desses assuntos. É o popular Ibope. Para eles, é mais interessante que os pedidos fiquem por várias semanas na Câmara, tendo seus nomes lidos a cada sessão. Na atual legislatura seria muito fácil citar alguns desses nomes mais apegados aos holofotes. Mas vamos optar em mostrar o que é positivo, que é a posição de Josué Drechsler. Parece que ele está disposto a lutar por essa mudança no regimento interno da Câmara. Tem todo nosso apoio.
SIEGFRIED DRECHSLER
O vereador Josué é filho do ex-prefeito Siegfried Drechsler, uma personalidade local que conta com enorme prestígio e respeito. Quem se lembra de Siegfried fazendo alguma coisa para aparecer? Vale a reflexão.