Coluna Nova Petrópolis

Nova Petrópolis: magia do Natal, roçada, Daer, sem orçamento, vacina na Câmara

14/10/2021 - 06h05min

Atualizada em 18/10/2021 - 22h34min

Raul Petry – colunistas@odiario.net

 

MAGIA DO NATAL

Quarta-feira de tarde aconteceu o lançamento do Natal de Nova Petrópolis. O evento tem o nome de Magia do Natal na Cidade dos Elfos e é realizado em parceria entre a Prefeitura e a Acinp. Destaco a fala do prefeito Jorge Darlei Wolf durante o lançamento: “Esta parceria deu origem a um um evento renovado e atrativo e com uma programação grandiosa. Que todos preparem os seus corações, pois a programação vai ser intensa e, sem dúvida nenhuma, irá agradar a todos. Teremos o maior Natal de Nova Petrópolis”.

 

ROÇADA

A Secretaria de Obras de Nova Petrópolis iniciou na quarta-feira, 13 de outubro, o trabalho de roçada nas laterais da VRS-827, em Linha Temerária. Por se tratar de uma via estadual, o serviço é realizado a partir de um termo de cooperação firmado entre o Município e o Daer (Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem). O documento foi publicado no Diário Oficial do Estado na segunda-feira, 11 de outubro.

 

DAER

Neste caso da Linha Temerária, a Prefeitura está fazendo um papel que não é o seu. Mas o ente municipal também não podia ficar alheio a tanto descaso por parte do Estado. O curioso é que a roçada é difícil até quando os outros querem fazê-la. Demorou quase dois meses para a Prefeitura ter a autorização do Daer para fazer o serviço na estrada estadual. Será que os diretores do Daer sentem orgulho desta notícia?

 

SEM ORÇAMENTO

Na sessão da próxima terça-feira, dia 19, será apreciado um projeto de lei em que o Executivo pede a abertura de um crédito suplementar no Orçamento. A justificativa é que a Secretaria de Obras começou o ano com apenas R$ 442.700,00 para gastar com oficinas e combustível das suas máquinas e veículos. Esse valor para o ano todo é quase igual a nada. Em 2020 a despesa da Secretaria de Obras com combustível e oficinas foi de R$ 3.553.084,93. Uma diferença incomparável. Não significa que falta dinheiro para abastecer e consertar as máquinas. O dinheiro existe, mas está alocado em outros setores. Resta entender por que a administração anterior destinou menos de 15% do valor para o ano seguinte, de 2021.

 

VACINA NA CÂMARA

Um leitor me lembrou que, conforme o novo decreto do Estado, a Câmara teria que exigir comprovante de vacinação para o público que participa das sessões, incluindo os próprios vereadores. É uma boa questão. A sessão não deixa de ser um evento público. Eu não saberia responder se sim ou se não. Mas se for o caso, espera-se que o Legislativo também cumpra a lei.

 

INAUGURAÇÃO

No dia 22 de outubro inaugura em Nova Petrópolis a NH Materiais de Construção. Trata-se de uma loja que já tem 30 anos de tradição em Estância Velha. Em Nova Petrópolis, o endereço será na Av. 15 de Novembro, 737, Centro (antiga Câmara de Vereadores).

Copyright© 2020 - Grupo o Diário